Geral

Arcêndio Marchetti, 83 anos, ex-prefeito de Salgado Filho, faleceu segunda-feira, 16, vítima de infarto. Ele deixa a esposa Helena, quatro filhos e demais familiares. Seu corpo foi velado na Capela Mortuária e a missa de despedida aconteceu na Igreja Matriz São Francisco de Assis, na manhã de ontem. O sepultamento foi no Cemitério Municipal.
Arcêndio foi prefeito de Salgado Filho de 1973 a 1976. Foi candidato nas eleições municipais de 1972 e venceu com 1.589 votos. Foi o terceiro prefeito de Salgado Filho. O prefeito Volmar Duarte decretou luto oficial de dois dias no município.
O caixão com o corpo de Arcêndio foi coberto com a bandeira de Salgado Filho. Após o sepultamento, a bandeira foi entregue aos familiares como sinal de reconhecimento da administração municipal. Em nota, a Prefeitura afirmou:
“Hoje nosso município se despede de um grande homem, seu Arcêndio Marchetti. A ele Deus dê o descanso eterno nos braços divinos, e aos familiares e amigos, o conforto nesse momento. Gratidão seu Marchetti, pela sua história na construção de Salgado Filho.”
Arcêndio foi comerciante – teve loja de confecções e tecidos –, teve participação ativa na Paróquia São Francisco de Assis, participava das cooperativas e da política e nas ações do comércio local. “Era uma liderança da comunidade, era uma pessoa boa”, destacou o vice-prefeito Nilmar Rech.
Um dos filhos do ex-prefeito, Astério Marchetti, foi vice-prefeito e secretário de Agricultura na gestão 2017-2020.