20.4 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Falta de água foi a grande preocupação da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente

Geral

A crise hídrica que afeta o Paraná e, em especial, a Região Metropolitana de Curitiba, foi o tema principal dos debates realizados pelos deputados que integram a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná.

Presidida pelo deputado Goura (PDT), a Comissão realizou um ciclo de debates sobre os principais reservatórios que abastecem a população de Curitiba e Região Metropolitana, que vem sofrendo com um rodízio no abastecimento em razão dos baixos volumes desses reservatórios. Segundo a Sanepar, os reservatórios que abastecem a Capital estão, atualmente, com aproximadamente 40% da sua capacidade.

Mas esse percentual já foi bem menor, o que obrigou a empresa a adotar um sistema de rodízio no fornecimento desde março de 2020. A normalidade no fornecimento, segundo a empresa, só deverá retornar quando os reservatórios atingirem 60% da capacidade.

- Publicidade -

Durante esses encontros, realizados de forma on-line, foi possível ouvir dos representantes do Governo do Estado, dos municípios dos entornos das represas, do Instituto Água e Terra, da Sanepar, e universidades e outras entidades que atuam na área do meio ambiente a real situação dos principais reservatórios e o que está sendo realizado para amenizar os impactos para a população e obras para aumentar a capacidade do fornecimento de água no Estado.

Como medida emergencial, a Sanepar realizou a captação de água no reservatório da Pedreira Orleans, em Campo Magro. O local recebeu a visita do presidente da comissão em 15 de julho. Ao todo, durante o segundo semestre de 2020, a comissão realizou seis audiências públicas por meio de videoconferência, em razão das medidas de distanciamento impostas pela pandemia do coronavírus.

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques