Geral
 cmyk.jpg)
Carla Opolski mostra que basta alterar detalhes, como olhos e orelhas, para fazer outros bichinhos.
Fotos: Leandra Francischett/JdeB
Fácil e de baixo custo. Assim é o fantoche sugerido pela artesã Carla Opolski, do Ateliê Pimpão Artes, feito apenas com feltro e cola quente, custando em média R$ 5. Uma alternativa para distrair a criançada. Carla explica que é simples, basta riscar o molde, feito a mão livre ou encontrado na internet, com a figura que se deseja fazer.
Ela explicou o passo a passo para fazer um cachorrinho, mas basta alterar características como orelhas e olhos para conseguir a gatinha Hello Kitty e outros personagens.
Após riscar o molde, recortam-se as duas partes que serão a base do bichinho. Em seguida, faz o mesmo com a parte do focinho, da manchinha no olho, dos olhos e da barriga, para somente então montá-lo. Carla destaca que é possível usar cola quente em todo o processo ou então, para ficar mais delicado, costurar.
Primeiro são colados os moldes pequenos na base superior. O segundo passo é colar a orelha numa das bases e o terceiro é unir as duas bases, colando uma sobre a outra — que seria o bumbum —, deixando uma abertura embaixo para encaixar a mão. Finaliza com os enfeites, como lacinhos e gravatinhas. A boca pode ser pintada a caneta ou bordada.
Há duas décadas
Carla trabalha com artesanato há 20 anos. Inicialmente, usava apenas as horas de folga, até nascer a filha Letícia, hoje com 10 anos, e foi quando passou a se dedicar exclusivamente à filha e ao artesanato em tecido e em biscuit, com destaque para a decoração do quarto de bebê. Uma novidade são os ursos de tecido feitos com a roupinha do bebê, para eternizar a peça, e a criança ainda pode brincar com a lembrança.
 cmyk.jpg)