17.5 C
Francisco Beltrão
sexta-feira, 13 de junho de 2025

Edição 8.225

13/06/2025

Fé e emoção na peregrinação ao Santuário de Fátima

Fé e emoção na peregrinação ao Santuário de Fátima


Mais uma vez os católicos viveram um dia de profunda fé e emoção, com o encerramento da peregrinação da réplica da imagem de Fátima, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Palmas, domingo, 18. Uma multidão estimada em mais de 10 mil pessoas, provenientes de todas as paróquias da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão compareceu ao Santuário. Carregada pelo caminhão do Corpo de bombeiros, escoltada por soldados do Exército, seguida por milhares de fiéis, a imagem peregrina chegou ao Santuário. O bispo diocesano dom Agostinho presidiu a celebração, que foi concelebrada pelo bispo auxiliar dom Luís e dezenas de presbíteros e diáconos.
O prefeito de Palmas, Hilário Andraschko disse que foi uma grande oportunidade em reverenciar Nossa Senhora de Fátima: “Suplico a ela que abençoe Palmas para que a comunidade possa seguir o caminho da fé e da prosperidade.” Representando o clero, o padre Élio Sofientini Albano saudou os fiéis dizendo que a devoção à Maria está profundamente enraizada em nossa diocese: “Portugal e Dom Carlos, trouxeram a esta terra uma fé cristã fortemente impregnada de devoção Mariana. ?Todas as gerações me chamarão bem-aventurada?. Todas as gerações de discípulos e de quantos confessam e amam a Cristo, acolheram espiritualmente em sua casa, neste ano, esta Mãe, que, desde os tempos primórdios, a partir do momento da anunciação, foi inserida na história da salvação e na missão da Igreja”.
Pe. Élio concluiu sua meditação, com uma calorosa e humilde exortação à Nossa Senhora, no desejo de que todos perseverem na oração junto com Maria: “Suplico a Maria, Mãe da Igreja, que neste momento do novo advento da nossa diocese e da humanidade, se digne perseverar com toda a Igreja, o que vivemos durante o ano de peregrinação”. Em entrevista à imprensa Dom Agostinho disse que foi esplêndido este dia, pela presença de fiéis de toda a diocese e pela forma espiritual com que o povo participou: “Estamos infinitamente agradecidos a Deus e agradecidos à Nossa Senhora. Esperamos que o estímulo, o ardor recebido neste dia, seja permanente e faça de nosso povo ser cada vez mais fiel e que se dedique à evangelização de todos os cantos de nossa diocese e além de nossos limites. Nossa Senhora deve estar contente com o que viu.”
Com esta peregrinação, na opinião de Dom Agostinho, aumentou a devoção a Nossa Senhora de Fátima. “Creio que a devoção tenha crescido a partir desta manifestação. Que muita gente que ainda não descobriu a alegria de podermos ter como mãe a mãe de Jesus, e de poder prestar-lhe nossa devoção e respeito, que todos eles reconhecendo que nisto está a presença do Senhor e o cumprimento das promessas de Deus cantadas por Maria no Magnificat, pouco a pouco reconheçam a casa do Pai e da Mãe e voltem para ela”. Concluiu Dom Agostinho: “Foi um momento muito bonito. Parabéns ao povo de Palmas e da diocese”.
A pós a celebração eucarística, a animação, oração e pregação ficaram a cargo da Renovação Carismática Católica. Às 15 horas aconteceu o terço meditado, por crianças, jovens, religiosas, presbíteros, diáconos, seminaristas e leigos. Na seqüência, mais um momento de grande emoção com a Consagração da diocese ao Imaculado Coração de Maria e bênção do Santíssimo Sacramento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques