Geral

Nos próximos meses, os moradores do Distrito de Foz do Chopim terão uma nova área de lazer para utilizar. A Prefeitura e o Governo do Estado estão implantando um parque urbano no local. O empreendimento público terá cerca de 9 mil m² (4 mil m², somente para o lago), com áreas arborizadas, academia ao ar livre, bancos e quadra sintética.
As obras no local começaram há menos de um ano. Os trabalhos iniciais foram na movimentação de terras para formação do lago. Depois veio a colocação de paver, paisagismo e iluminação. Agora, a obra está se encaminhando para a conclusão e deve ser entregue nos próximos meses.
A construção do novo espaço de lazer faz parte de um programa do Estado chamado Parques Urbanos, por intermédio do município. Estão sendo investidos quase R$ 600 mil de recursos do IAT (Instituto Água e Terra), na execução do projeto.
O parque está sendo construído na área onde funcionava uma indústria madeireira. Ali, inicialmente, existia a serraria dos sócios Boni e Delavequia, que foi vendida no início de 1969, para Darci Mario Fantin, e depois para a Madezatti, que funcionou até o ano de 1981, quando se transferiu para o Norte do Paraná. “O local era propício para receber o lago, por ser uma região em que verificamos, por meio de testes, haver muitas vertentes de água, uma área de vale que estava sem uso há vários anos”, explica o engenheiro Francisco Trevisan, da Secretaria de Administração.
Para formar o lago, foram retirados drenos instalados no terreno ainda na época da madeireira, o que permitiu a retenção de água.
[relacionadas]