Geral
Em Francisco Beltrão, por exemplo, a secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto, informa que há uma série de ações em andamento já pensando no aumento da demanda do setor. “De modo geral, nos últimos anos, a Assistência Social tem melhorado a estrutura física e o fortalecimento das equipes em todas as unidades de atendimento, visando atender as demandas. Dentre o público atendido está o idoso. Ressaltando que o público prioritário são os em situação de vulnerabilidade social.”
Algumas ações elencadas pelo município
* Reordenamento dos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) nos territórios de maior vulnerabilidade e criação do terceiro Cras (é obrigatório para município com mais de 100.000 habitantes), facilitando o acesso dos usuários a serviços e benefícios. Através do Cras é encaminhado o Benefício de Prestação Continuada (BPC), para idosos com 65 anos ou mais que nunca contribuíram com a previdência.
* Ampliação do Centro de Convivência de Idosos e oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o qual tem por objetivo promover atividades que vão atender as demandas e interesses a essa faixa etária. De forma complementar são desenvolvidas oficinas gratuitas de artesanato, música e ginástica.
* Habitação: Condomínio do Idoso Municipal que atualmente tem 22 idosos residindo; Condomínio do Idoso em parceria com a Cohapar que terá 40 casas.Centro Dia: Projeto em andamento tendo em vista demanda já identificada. Oferta de atividades para idosos em situação de vulnerabilidade social, onde eles poderão passar o dia e ter acesso a vários serviços nas áreas de saúde, assistência social, dentre outros.
* Fortalecimento do Disque Idoso Municipal, canal de informações referente aos serviços direcionados à pessoa idosa, acolhe, verifica e da os devidos encaminhamentos aos casos de violência contra o idoso. Convênio com Instituição de Longa Permanência para os casos em que o idoso necessita de acolhimento institucional.