24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Fraturas em pets: Como agir nestes casos?

Dra. Nathália Behne Branco, da Zoovet, explica como proceder.

Dra. Nathália Behne Branco, da Zoovet, é especialista em Ortopedia.

Saltos, impactos, tumores ósseos, brincadeiras com animais maiores, problemas nutricionais e atropelamentos são as principais causas de fraturas em pets. Perceber o problema o quanto antes faz muita diferença na condução do tratamento, como destaca dra. Nathália Behne Branco, da Zoovet, que é especialista em Ortopedia.

 

JdeB – Como identificar fraturas?

- Publicidade -

Dra. Nathália Behne Branco: Quando temos uma fratura completa, podemos facilmente observar a falta de apoio do membro. No caso de uma fratura incompleta, o animal geralmente vai claudicar e evitar exercer força no membro acometido. Pela dor, também podemos notar o animal mais apático.

 

Fratura transversa de rádio e ulna em um cão.
Fixação com placa óssea em rádio e pino intramedular em ulna.

Quando é necessário fisioterapia? 
Sempre indicamos fisioterapia em casos de pós-operatório de fraturas, para ajudar na recuperação e retorno da função do membro mais rapidamente.

 

Quais os tipos de fratura óssea?
Inicialmente, as fraturas podem ser classificadas como abertas/expostas, quando há lesão cutânea com exposição óssea, e fechadas, quando não há exposição óssea. Dentro disso, devemos classificar as fraturas de acordo com a localização óssea (diafisária, metafisária ou epifisárias – distais ou proximais) e ainda de acordo com a direção da linha da fratura: transversa, oblíqua, em espiral, simples, cominutiva e múltipla. Há ainda a classificação de Salter-Harris, para casos de fraturas fisárias nos animais em crescimento.

 

Em que casos são necessárias cirurgias?
Todos os casos que houverem fratura devem ser operados, caso contrário podem resultar em deformidade óssea e prejuízo locomotor ao animal.

 

Quando a cirurgia não é indicada, qual o tipo de tratamento?
Em casos de fraturas em filhotes, há possibilidade de tratarmos com tala, porém, tudo depende do tipo da fratura e do osso acometido.

 

No caso de fratura, o animal deve ficar internado?
Indicamos sempre o internamento por pelo menos 24 horas para observação do animal no pós-operatório, e para restrição de movimento nos primeiros momentos.

Quando o pet vai para casa, quais os cuidados que os donos devem ter?
Depende do tipo de fratura, mas, de uma forma geral, os animais devem ficar em restrição de espaço por alguns dias, sem grandes esforços.

 

Quais os tipos de fixação?
Hoje em dia, dispomos de muitas opções de fixações, entre elas diversos tipos de placas, parafusos, pinos intramedulares, cerclagens, fixadores externos e hastes intramedulares. A escolha do método de fixação depende de diversos fatores como o porte do animal e o tipo de fratura.

 

Quais as principais causas de fraturas?Atropelamento está no topo da lista, porém, em animais pequenos é muito comum fraturas por queda ou briga com outros animais.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques