Geral

O Projeto da Geladeira Solidária do Hospital do Câncer em Pato Branco foi uma ideia do Rotary Club Amizade e tem ajudado centenas de pessoas todos os meses. A ideia consiste em fornecer um lanche simples e rápido para pacientes e acompanhantes que todos os dias chegam ao local na busca da cura do câncer.
Segundo o presidente do Hospital, Osmar Gabriel, a maioria dos pacientes atendidos vêm de outros municípios e até outros estados, e tem dificuldades de locomoção na cidade e até de recursos financeiros para comprar um lanche. “A geladeira solidária, abastecida, garante o bem-estar dos pacientes e seus familiares durante sua estada no hospital.”
No início desta semana a geladeira estava vazia, e quando a reportagem do Jornal do Beltrão e da TV Sudoeste esteve no local percebeu a falta dos alimentos ao abrir a geladeira. Uma rápida campanha convidou a comunidade a colaborar para encher a geladeira, e o resultado foi maravilhoso.
Osmar Gabriel conta que “durante todo o dia foi uma caravana ao hospital, pareciam formiguinhas, as pessoas chegavam colocavam o alimento na geladeira e saiam, só temos a agradecer em nome dos pacientes”.
A campanha para manter a geladeira solidária, cheia, é permanente, à medida que os produtos forem consumidos, precisam ser repostos. Os pacientes e familiares têm acesso gratuito aos alimentos. A pessoas devem trazer preferencialmente alimentos lácteos como iogurtes e frutas.