Ele é sócio proprietário da Refricon e reside na Seção Progresso.

Gilberto Tubin, 50 anos, nasceu na Seção Progresso e passou alguns anos na cidade, onde cursou a graduação de Ciências Biológicas. Mas há quatro anos decidiu retornar para o campo, com a esposa, Adriane Cembranel, vindo todos os dias para trabalhar na sua empresa, na Cango. A tranquilidade e o sossego do interior são os principais atrativos. “É gratificante ter uma alimentação sem agrotóxicos, comer o que se planta e o ambiente é mais agradável”, diz Gilberto.
Na propriedade, produz-se milho, exclusivamente para alimentação de gado de corte, e soja. “Para o produtor rural falta incentivo para ter mais maquinário, para não depender dos outros para plantar. Outra dificuldade é o tempo, que é muito incerto, mas neste caso não temos o que fazer.”
[relacionadas]
Gilberto e o irmão gêmeo Gilmar são sócios-proprietários da Refricon e da Top Frio, empresas de refrigeração que atendem toda a região Sudoeste. Gilmar cursou História e hoje reside na área urbana do distrito. Gilberto lembra que, na sua infância, não havia a mesma facilidade para estudar como acontece hoje. “Em tempos passados, eu e o Gilmar, a gente trabalhava até umas 4 horas da tarde e não tinha lotação. A gente ia a pé até a vila, uns 2,5 km, e pagava o transporte para estudar no Mário de Andrade. Hoje o ônibus pega na porta de casa.”
Além da lida no campo, Gilberto trabalha diretamente com o produtor rural, pois a Refricon, que é a empresa mais antiga no ramo de refrigeração em Francisco Beltrão, presta assistência técnica na área agrícola, na parte de leitaria, ordenhas e refrigeradores de leite, além de toda a linha branca, como ar condicionado, lavadoras de louça e de roupa e refrigeradores. “Somos assistência técnica autorizada Consul, Brastemp Electrolux, LG e Atlas”, completa.