23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Governador Sergio Baseggio: ‘o exemplo não é a melhor forma de liderar, é a única forma’

Geral

Edison de Castro Pagnozzi, governador 2020-21, e Nevio Urio, governador 1994-95, acompanharam Marta e Sergio Baseggio durante a posse do ano rotário 2021-22 do Distrito 4640.

No último sábado, dia 3, aconteceu na sede nacional da Cresol, em Francisco Beltrão, a posse do novo governador do Distrito 4640 de Rotary International, Sergio Baseggio. Ao lado de sua esposa Marta, ele iniciou de forma muito motivada o seu ano rotário 2021-22. “O exemplo não é a melhor forma de liderar, é a única forma”, disse Sergio, em seu discurso de posse, motivando os 107 presidentes de clubes, os 20 governadores assistentes e os mais de 70 integrantes da Equipe Distrital.

Sergio assumiu o cargo que foi ocupado por Edison de Castro Pagnozzi, de Toledo, no ano rotário 2020-21. Ele agradeceu todo o colégio de governadores do maior distrito do Hemisfério Sul, o Distrito 4640, que tem mais de 2.800 rotarianos.Nascido em 8 de agosto de 1959, em Francisco Beltrão, Sergio Baseggio é formado em Contabilidade e trabalha no ramo de distribuidora de medicamentos, da Bascel Soluções. Com o apoio de seus filhos, Anne, Leonardo e Felipe, e da esposa Marta, conseguiu se programar para aceitar tamanho desafio, que vai terminar em 30 de junho de 2022.”Nossos 20 governadores assistentes e os nossos 107 presidentes de clubes compraram a ideia e eu só tenho que agradecer. Estamos muito motivados para encarar esse desafio. Tenho muita gratidão em ter a oportunidade de servir para transformar vidas. Vamos enriquecer ainda mais a história deste distrito. Nossa organização sempre foi uma escola de vida, em que você entra para aprender e se une para servir. Ao aceitar o cargo de governador, assumi o compromisso de desempenhá-lo com serenidade, flexibilidade e justiça, respeitando a característica, conhecimento e experiência de cada clube”, disse Sergio em seu discurso de posse.

Colegiado de Governadores
“Sentimento de missão cumprida. Sinto-me honrado em ter promovido um ano rotário embasado na visão humanitária de Paul Harris. Desejo ao governador Sergio e a sua esposa Marta um ano rotário de muito sucesso e podem contar comigo sempre”, disse Edison de Castro Pagnozzi, governador do Distrito 4640 no ano rotário 2020-21.

- Publicidade -

“Parece que foi ontem que fui governador, e já são quase 28 anos. O governador Edison Pagnozzi conduziu com maestria o seu mandato. Para o Sergio, será um ano de superação, principalmente nos projetos de prestação de serviços. Nesses últimos dois anos, nosso distrito foi um dos maiores para projetos na área de Covid-19. O Sergio vai conseguir superar a sua meta, que é de chegar a 3.300 rotarianos no Distrito 4640. O mundo está mudando, nosso conceito de vida está mudando, nosso apego às coisas materiais está mudando, por isso o aumento deve ser para 3.500 rotarianos, aí sim teremos o maior distrito do Hemisfério Sul em um só país”, comentou Nevio Urio, governador do Distrito 4640 no ano rotário 1994-95.

Eduardo Toshimitsu, governador do Distrito 4640 no ano rotário 2017-18, fez a apresentação do histórico de Sergio Baseggio: “Nasceu no dia 8 de agosto de 1959, na cidade de Francisco Beltrão, filho de Ricardo Baseggio e Henriqueta Maria Bocalon Baseggio. Casado com a companheira Marta Cella Baseggio. Formado em Contabilidade no ano de 1979, foi professor, monitor da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, presidente do Santa Fé Clube de Campo em 2004, secretário de Urbanismo de Francisco Beltrão em 2009 e 2010. Foi admitido no Rotary Club Francisco Beltrão Alvorada em 23 de agosto de 1996. Foi presidente do clube em 2009 e 2010.”

Apoio da Cresol
A Cresol é a grande apoiadora da governadoria de Sergio Baseggio. Inclusive, a cooperativa de crédito já sinalizou que quer continuar sendo parceira do Distrito 4640 nos anos rotários de Anne Cristina Cavalli (2022-23), de Pato Branco, e Antonio da Cas (2023-24), de Francisco Beltrão. Adriano Michelon, superintendente da Cresol Baser, é companheiro de clube de Sergio Baseggio. Ele deu as boas-vindas aos rotarianos: “Estamos muito felizes e muito contentes em receber todos em nossa casa. É um dia especial para todos nós. Tenho certeza que será um grande ano para o Rotary. Todos os rotarianos fazem muita a diferença na sociedade, com projetos e com ações efetivas. A Cresol está podendo apoiar projetos que o Rotary desenvolve.

Marta e Sergio Baseggio durante a posse do novo governador do Distrito 4640 de Rotary International, sábado à noite, na sede nacional da Cresol, em Beltrão.

“Pablo Guancino, diretor de negócios da Cresol Baser, aproveitou para anunciar alguns benefícios da cooperativa para os clubes de Rotary: ‘Organizamos uma plataforma muito especial para atender melhor os clubes de Rotary. Temos um plano especial para que o seu Rotary seja cooperado da Cresol, queremos transformar essa boa relação em bons negócios. Vocês vão receber a visita dos nossos gerentes de agências com um projeto que já foi apresentado ao governador Sergio, com conta corrente para todos os clubes sem custo de manutenção, possibilidade de receber as mensalidades via pix com custo zero, temos uma ótima plataforma para aqueles clubes que emitem boletos para a cobrança de mensalidade com uma tabela muito especial, específica para os nossos clubes, com a distribuição de resultados que a Cresol faz a cada exercício. Estamos cada vez mais abrindo as portas da Cresol para que os projetos sociais do Rotary sejam apresentados nas agências, para que possamos atender também.”

 

Por que o chapéu?
Em outros distritos do Rotary pelo Brasil, a fama do governador Sergio Baseggio já está se espalhando. Fora da nossa região, ele já é conhecido como o governador do chapéu. Mas ele disse em seu discurso de posse que o chapéu não é apenas um acessório: “Nos anos 1980, eu e a Marta fizemos curso de neurolinguística, muitos mais jovens talvez nem entendam. Mas existe algo que você precisa criar e motivar, que aquilo represente toda a energia boa que há dentro de você. Eu pensei que preciso fazer algo de impacto. Aí me veio a ideia do chapéu, que é uma âncora de energia positiva. O chapéu significa que acreditamos que acima de nós tem alguém que vigia os nosso pensamentos, e tem alguém que abençoa os nossos projetos e ações e tem alguém que acalenta os nossos sentimentos. Quando eu vejo em reuniões on-line todos aqueles presidentes usando o chapéu, elevando essa âncora, eu me emociono sozinho, porque o chapéu não é um simples adereço, é algo bem maior. E você conectado com a energia maior vai lembrar que existe algo acima de nós.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques