Prédio atual será destinado ao Depen que mantém a custódia dos presos no município.

Uma obra esperada há anos pela comunidade de Francisco Beltrão vai se tornar realidade. O Governo do Estado autorizou a licitação para a construção do novo prédio da Delegacia Cidadã. O prefeito Cleber Fontana (PSDB) recebeu a informação do deputado Ademar Traiano (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, que articulou a liberação dos recursos.
A nova delegacia cidadã de Francisco Beltrão, futura sede da 19ª Subdivisão Policial (SDP), será um projeto amplo e moderno, pretendendo atender o crescimento da cidade e a demanda pelas próximas décadas.
O objetivo é que a construção se torne referência em atendimento de qualidade, transformando a imagem das delegacias de polícia. A pedra fundamental da obra, ficará localizada na Augusto Mezzomo, ao lado da sede nacional da Cresol, no prolongamento da Avenida Júlio Assis Cavalheiro.
A pedra fundamental foi lançada em outubro de 2015, quando o deputado Ademar Traiano exercia a função de governador em exercício do Paraná. O prédio terá 1.360 m² em terreno de 4.200 m² cedido pela Prefeitura. Os investimentos na obra superam R$ 5,4 milhões. “É mais uma importante conquista na área de segurança pública. Mais um grande investimento que consolida Francisco Beltrão como principal polo da região”, enfatiza o prefeito Cleber.
A abertura da licitação será no dia 2 de junho. A Delegacia Cidadã tem infraestrutura de atendimento com espaços humanizados para o público e pessoas vítimas de crimes. O espaço físico oferece total acessibilidade, salas de atendimentos seletivos, espaços separados para o atendimento de vítimas e suspeitos, ambientes isolados para crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Ela oferece diversas especialidades em um único local, inclusive com salas para advogados e para a Polícia Militar.
Um centro de promoção da cidadania
O delegado-chefe da 19ª SDP, Ricardo Moraes Faria dos Santos, ressaltou que é uma grande conquista para Francisco Beltrão e região. “A ideia da Delegacia Cidadã é que a unidade policial seja efetivamente um centro de promoção de cidadania. Um local com condições para o melhor atendimento possível da população.” De acordo com ele, as instalações atuais são antigas, já com várias décadas de uso e com problemas estruturais. “Além disso, a própria demanda por espaço. A população cresceu muito, e a demanda por cartórios foi crescendo ao longo do tempo. Com essa nova delegacia conseguiremos atender de melhor forma a população.”
Além da 19ª SDP, devem se transferir para o local a Delegacia da Mulher e o Instituto de Identificação, que hoje estão em prédios separados. O delegado ressaltou que é uma conquista da Polícia Civil, da comunidade em geral “fruto da luta das lideranças políticas e do empenho do delegado Valderes Luiz Scalco, antigo subdivisional e que teve uma participação fundamental para que nós hoje possamos comemorar essa abertura de edital de licitação”. A expectativa é que a obra possa ser inaugurada em 2022. Será um local que oferecerá conforto e melhores condições de trabalho aos agentes da Polícia Civil e de atendimento às pessoas que procuram os serviços da Polícia Civil.
Delegacia nova não irá abrigar presos
O delegado Ricardo adiantou que o prédio não terá celas para abrigar presos de modo permanente. Serão apenas algumas salas preparadas para manter os presos de forma temporária enquanto é feito o procedimento de flagrante e na sequência já serão entregues ao Depen. A carceragem permanece onde está e todo o prédio atual da 19ª SDP deve passar para o Depen (Departamento Penitenciário do Paraná), que poderá ampliar e fazer as melhorias necessárias nas instalações.
[relacionadas]
Delegado Scalco, que iniciou o projeto, comemora licitação
A redação do Jornal de Beltrão entrou em contato com o delegado Valderes Luiz Scalco, que na época, na condição de delegado-chefe da 19ª SDP, iniciou todas as tratativas e batalhou pela implementação desse projeto. Scalco foi promovido em 2019 e passou a chefiar a Divisão de Crimes Contra o Patrimônio da Polícia Civil, em Curitiba. Ele ressaltou que essa obra é absolutamente necessária para melhorar o atendimento da população, não só de Francisco Beltrão, mas de todo o Sudoeste, além de oportunizar melhores condições de trabalho aos policiais civis.
“Foram anos de luta. Aqui, em Curitiba, eu continuei a envidar esforços para a concretização desse sonho. Não vou descansar até obra ser inaugurada. E mais uma fase vencida, a palavra é de gratidão a todos que acreditaram e se envolveram nesse projeto, destacadamente a direção da Polícia Civil do Paraná, que o abraçou, os setores de Engenharia da SESP e da Paraná Edificações, ao município de Francisco Beltrão, que cedeu o terreno, e ao deputado estadual Ademar Luiz Traiano, que viabilizou os recursos. É um importantíssimo projeto que, desenvolvido a várias mãos, muito contribuirá com a segurança pública do Sudoeste”, ressaltou Scalco.