Governo brasileiro envia ajuda aos sobreviventes
(AF) – O Ministério da Saúde brasileiro anunciou ontem ter encaminhado um carregamento de 9,5 toneladas em medicamentos e equipamentos para atender às vítimas do incêndio ocorrido anteontem em um centro comercial na periferia de Assunção, capital do Paraguai.
O incêndio causou a morte de ao menos 311 pessoas e deixou centenas de feridos, segundo o ministro do Interior do Paraguai, Orlando Fiorotto, que divulgou o novo balanço na tarde de ontem depois que equipes de resgate reiniciaram as operações de busca pelos corpos.
A doação brasileira partiu da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, e chegou ontem ao Paraguai. A lista dos produtos foi preparada a partir de uma relação enviada pelo governo paraguaio das necessidades para garantir a assistência aos sobreviventes do incêndio.
A França também ofereceu ajuda de urgência ao Paraguai. O presidente francês, Jacques Chirac, enviou ao presidente paraguaio uma carta em que expressa ??horror e consternação? pelo ocorrido.
Dono de supermercado nega culpa
O empresário Juan Pío Paiva, dono do supermercado de Assunção incendiado anteontem, afirmou, em declarações ao Canal 13, que não se considera culpado pelo acidente registrado em seu estabelecimento comercial.
Paiva negou ter ordenado o fechamento das portas do supermercado, como afirmaram várias testemunhas. ??Em absoluto, não me considero culpado??, declarou.
Tanto Juan Pío Paiva como seu filho, Daniel, gerente do supermercado, foram presos por ordem da promotora Teresa Sosa. Os dois devem ser interrogados pela representante do Ministério Público.