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Deputados, prefeitos e lideranças do Sudoeste participaram de reunião sobre a revitalização da PR-280 e a inclusão da rodovia no pacote de concessões do Governo Federal. O encontro contou com o vice-governador Darci Piana, o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e o diretor-geral do DER-PR, Fernando Furiatti.
Principal artéria do Sudoeste, a PR-280 entrará em obras nos próximos meses. A primeira etapa será a pavimentação em concreto, técnica conhecida como whitetopping, entre a cidade de Palmas e o entroncamento com a BR-153, com custo total de R$ 106.890.000,00. A empresa vencedora da licitação foi anunciada no início deste mês.
O prazo para execução é de 15 meses, entre projeto e obra. Os recursos são do Programa Avança Paraná, viabilizado a partir de um financiamento de R$ 1,6 bilhão junto a um consórcio de bancos. O DER também publicou uma licitação para obras de ampliação da capacidade de dois trechos da PR-280.
A obra consiste na implantação de terceiras faixas em dois trechos: entre o km zero (divisa do Paraná com Santa Catarina) e o km 5,9 (em União da Vitória); e entre o km 130,3 (no acesso a Palmas) e o km 254,9 (no entroncamento que dá acesso a Marmeleiro).
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Corredor do Sudoeste
As intervenções abrangem os trechos mais críticos da rodovia. Outras obras necessárias poderão ser feitas caso a PR-280 seja incluída na licitação federal de concessões que vai substituir os atuais contratos do pedágio no Paraná, que encerram este ano.
“O governador Ratinho Júnior definiu a PR-280 como uma das prioridades na área de infraestrutura e destinou recursos para iniciar as intervenções que precisa. Agora iniciamos o debate sobre o futuro da rodovia, queremos buscar uma decisão regional sobre deixá-la com as intervenções que o governo vai realizar ou inserir a PR-280 na nova concessão e ampliar as obras”, disse o chefe da Casa Civil, Guto Silva.
O secretário Sandro Alex destacou a oportunidade de a rodovia fazer parte do pacote federal e alavancar obras que seriam impossíveis de serem realizadas pelo Estado. “O pacote de concessões prevê R$ 42 bilhões em obras, que terão que ser realizadas em seis anos”, ressalta.
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E reforça que, ancorada em lotes, junto com rodovias federais, a PR-280 terá valor de pedágio muito menor do que se a licitação for feita posteriormente pelo Estado exclusivamente para a rodovia. Para o presidente da Assembleia, Ademar Traiano, o histórico ruim com pedágio no Paraná não pode afetar o debate.
“Temos que ter uma discussão muito madura sob pena de perdermos todo o projeto que está sendo desenhado para o Paraná. É um desenho interessante e poderemos fazer ajustes ouvindo as organizações, as lideranças regionais. O Estado não tem condições de duplicar estradas.
Investimentos previstos
O diretor-geral do DER, relatou a situação em que o governo encontrou a rodovia, sem qualquer projeto executivo para investimentos em revitalização, apenas serviços de tapa-buracos.
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E detalhou as obras que começarão a ser realizadas este ano.“O Estado vinha tapando buraco todo dia numa rodovia com vida útil vencida há muito tempo”, disse.
A contratação do projeto executivo junto com a obra para a pavimentação em concreto é uma inovação no modelo e a primeira vez que a técnica, que garante uma durabilidade de mais de 20 anos e rapidez na execução, é utilizada no Paraná.
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