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Francisco Beltrão
sábado, 31 de maio de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Governo investe R$ 409,8 milhões em novas obras rodoviárias

Em 2020, 12 novas obras foram viabilizadas por meio de parceria com o Banco Interamericano. Seis delas já estão com contrato assinado. Outras seis tiveram suas licitações publicadas e os contratos deverão ser assinados no primeiro trimestre de 2021.

Secretário estadual Sandro Alex.

Em 2020, o Governo do Estado garantiu 12 novas obras para rodovias estaduais, por meio de parceria do DER com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Elas integram o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e são financiadas pelo banco.

Seis já estão com contrato assinado. Outras seis tiveram a licitação publicada e os contratos deverão ser assinados no primeiro trimestre de 2021. As 12 obras, somadas, representam um investimento de R$ 409,8 milhões.

Os seis novos contratos assinados são para a construção do Contorno Norte de Castro; do Contorno Sul de Wenceslau Braz e da ponte sobre o Rio Chopin, na PR-912, e para correção de pontos críticos nas rodovias PR-650; PR-484 e PR-562. Destas, a construção da ponte sobre o Rio Chopin já está em andamento e as outras obras devem começar no início de 2021.

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As obras licitadas durante o ano e cujos contratos deverão ser assinados no início de 2021 são: pavimentação da PR-160 entre Imbaú e Reserva; duplicação da PR-323 entre Doutor Camargo e a variante do Rio Ivaí; duplicação da PR-323 no perímetro urbano de Umuarama; duplicação da PR-092, em Siqueira Campos; implementação de terceiras faixas na PR-280 e correção de pontos críticos da PR-151 entre Ribeirão Claro e Carlópolis.

Além das 12 novas obras, o programa avançou no andamento das cinco que já haviam iniciado entre 2018 e 2019: pavimentação da PR-912 entre Coronel Domingos Soares e Palmas; pavimentação da PR-364, entre São Mateus do Sul e Irati; implementação do acesso ao Contorno Norte de Castro, na PR-090; duplicação da PR-323, entre Paiçandu e Doutor Camargo; e duplicação da PR-445 entre Londrina e Irerê.

 

Terceiras faixas
Entre as publicações de licitação de 2020, está a para execução de obras de ampliação de capacidade da PRC-280, a partir da implantação de terceiras faixas no trecho que vai da divisa do Paraná com Santa Catarina até o município de Marmeleiro.

O trecho tem 130,5 quilômetros de extensão e, além da ampliação da capacidade, estão previstas melhorias na sinalização. O valor estimado das intervenções é de R$ 28 milhões, dos quais cerca de R$ 2,8 milhões serão financiados pelo BID. O contrato deve ser assinado no primeiro trimestre de 2021.

Também licitada em 2020, a obra de pavimentação da PR-160 está localizada entre os municípios de Imbaú e Reserva. São pouco mais de 28 quilômetros, além da implementação de contornos em Imbaú e na comunidade de José Lacerda. O custo estimado do empreendimento é de R$ 126,2 milhões. A licitação foi publicada em novembro e a expectativa é que até março o contrato com a empresa vencedora do certame já esteja assinado.

 

Em andamento
As cinco obras que compõem o programa e já haviam iniciado seguiram avançando ao longo de 2020. A pavimentação da PR-912, entre Coronel Domingos Soares e Palmas, está na fase final. Até o momento, pouco mais de 80% do trecho já está pavimentado. No total, são 27 quilômetros de extensão e a previsão de término da obra é para o início de 2021.

O investimento nesta pavimentação foi de R$ 59,5 milhões. É também nesse trecho que fica a obra da ponte sobre o Rio Chopim, iniciada no último mês de maio. Com um investimento de R$ 6 milhões, a ponte deve ser concluída até o final de janeiro.

 

Investimentos
Secretário estadual Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) pontuou que o investimento de mais de R$ 400 milhões assegurado em 2020 significa um compromisso da administração estadual com a modernização da infraestrutura paranaense. “Empregar recursos em obras rodoviárias no presente é a garantia para atrairmos investimentos que no futuro irão gerar emprego e renda a todo Paraná”, disse.

O secretário ainda destacou a agilidade nos trâmites internos do DER/PR para garantir que esses recursos assegurados pelo BID assistam as regiões que mais precisam. “O plano de trabalho do Programa Estratégico já levou asfalto pela primeira vez a rodovias do Interior do Estado e, agora, estamos garantindo a correção de pontos críticos em importantes rodovias, a implementação de contornos e a ampliação da capacidade de trechos com maior tráfego”, completou Sandro Alex.

Para o diretor-geral do DER, Fernando Furiatti, as obras contratadas em 2020 reafirmam uma nova fase dentro do órgão. “Passamos anos tendo como principais ações do governo para as rodovias as obras realizadas pelas concessionárias. Hoje, o DER/PR tem se consolidado para tocar obras nas rodovias estaduais e planejar ações de longo prazo”, disse.

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