Geral

Neste ano, a proposta de trabalho do projeto de pintura foi o grafite, que surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos para, também, crítica social.
No Brasil, o grafite chegou no final da década de 1970, em São Paulo. Hoje o estilo desenvolvido pelos brasileiros é reconhecido entre os melhores do mundo.
Na Apae de Francisco Beltrão o projeto teve o objetivo de mostrar que a arte do grafite pode ser desenvolvida pelos estudantes especiais e ainda decorar o setor de arte e os arredores do parquinho. Os estudantes tiveram uma introdução dessa arte através do trabalho dos grafiteiros paulistas “Os Gêmeos”, que são considerados um dos melhores grafiteiros do mundo.
Para compor os painéis foram escolhidas obras de artistas brasileiros como Romero Britto, Aldemir Martins, Tarsila do Amaral, Portinari e também dos Gêmeos, que têm um estilo estilizado, formas simples, geometrizadas e cores puras, fáceis de pintar. Foram escolhidos alunos que se destacam na coordenação motora fina para pintar, conforme orientação e releitura escolhida. O trabalho teve a supervisão da professora Sueli Toledo Silveira, graduada em Arte e pós-graduada em Educação Especial.