Geral

O Hemepar registrou uma queda de até 33% no estoque de sangue, considerando que cada bolsa doada consegue produzir até quatro hemocomponentes. O Centro de Coleta de Sangue de Pato Branco também segue o Estado registrando uma redução drástica nos estoques que ajudam a abastecer junto com os demais hemonúcleos, a rede de 384 hospitais paranaenses da rede pública, privada e filantrópicos, no que a Secretaria de Saúde denomina de “hemorrede”.
Foi em decorrência do problema que o grupo Ciclismo Pato Branco, em parceria com o Hemonúcleo, lançou um desafio para este mês de maio. O desafio consiste na gravação de vídeos pelos ciclistas motivando as pessoas para a doação de sangue. Os vídeos devem ser marcados nas redes sociais Instagram: @ciclismopatobranco.aparecidasp e Facebook: Expedição de Ciclismo Pato Branco-Pr x Aparecida (SP) 2021. O grupo de ciclistas se compromete a transformar cada litro de sangue doado, durante o mês, em dois quilômetros de pedal aberto a comunidade de ciclistas que desejarem participar.
Chamar a atenção
Irineu Ferreira, representante do grupo, disse que o único objetivo é chamar atenção para a importância da doação de sangue motivando pessoas a irem ao Hemonúcleo de Pato Branco para a doação. Durante o mês de maio, toda sexta-feira será realizado sorteio de brindes doados por empresas parceiras para quem for doar sangue. O grupo fez ainda uma parceria com o aplicativo Chofer 46, que transportará de forma gratuita as pessoas que não tiverem transporte para o hemonúcleo, ida e volta.
A coordenada do Hemonúcleo, de Pato Branco, Sílvia Barbosa Pecin Acosta, disse que todos os tipos sanguíneos estão em urgência, principalmente “O” positivo e “O” negativo. Por conta da pandemia, o Hemonúcleo realiza a coleta através de agendamento através do telefone 3225-1014, ou pelo WhatsApp 46 99136-3940, ou pelo site www.pr.gov.br/doacao.
Como doar
O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. O agendamento das doações pode ser feito no site da Secretaria de Estado da Saúde.O Hemepar segue protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 como o agendamento e recepção de oito pessoas a cada meia hora para evitar aglomerações, utilização de álcool gel e profissionais que atuam no atendimento devidamente paramentados.
Vacinados contra a Covid
Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina. A Coranovac estabelece um prazo de 48 horas após o recebimento para que o cidadão possa fazer doação de sangue, e a AstraZeneca pede o intervalo de sete dias para a doação.
Hemepar busca doação de plasma de pacientes que tiveram Covid-19
Pessoas que já se recuperaram da Covid-19 podem ajudar outros pacientes de uma forma bastante simples: doando plasma. Um dos componentes sanguíneos, justamente a parte líquida do sangue, o plasma de pacientes que tiveram a doença pode concentrar uma grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção.
É o chamado plasma hiperimune ou plasma convalescente. Para isso, o paciente recuperado precisa esperar até 45 dias do diagnóstico do RT-PCR ou, 30 dias após o fim dos sintomas. Também é necessário agendar a coleta no Hemepar.