23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Guancino suspende transporte coletivo no fim de semana

Empresa diz que está transportando um terço de passageiros do que previa o edital de concorrência pública, em 2015.

 

Parte da frota da Guancino na garagem localizada no Bairro Vila Nova. Foto – Flávio Pedron/JdeB

Os ônibus da Transportes Coletivos Guancino que fazem o transporte de passageiros no perímetro urbano de Francisco Beltrão não estão circulando neste sábado, 24, e também não irão circular neste domingo, 25.

- Publicidade -

Muram Almeida, gerente da Guancino, informou ao JdeB que a empresa enviou notificação à Prefeitura de Francisco Beltrão, no início deste mês, de que não estava conseguindo pagar o combustível dos ônibus e a folha salarial dos funcionários relativa a março.

Por isso, nesta semana a empresa decidiu segurar o pouco óleo diesel que sobrou e não colocou os ônibus para circular neste sábado e domingo. Os veículos poderão voltar a circular na segunda-feira, 26.

Audiência Pública
Quinta-feira, 22, houve audiência pública na Câmara de Vereadores sobre a situação do transporte coletivo de Francisco Beltrão.

Diante do que foi discutido na reunião, o Legislativo deverá encaminhar a Transportes Coletivos Guancino um pedido de mais informações sobre o déficit enfrentado pela empresa.

Números diferentes
O edital de concorrência para explorar o serviço de transporte coletivo urbano, lançado pela Prefeitura em 2015, previa que 227 mil pessoas seriam transportadas por mês.

Atualmente, a empresa está transportando um terço do que previa o edital, entre 45 mil a 50 mil passageiros/mês.

Além disso, conforme Muram Almeida, cerca de 32% dos passageiros usufruem da gratuidade do serviço. A redução do número de passageiros e a gratuidade provocaram um desequilíbrio.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques