6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Há 32 anos falecia Felice Manfrói

Geral

A Rua Felice Manfrói fica no Bairro Júpiter, esquina com a movimentada Avenida Atílio Fontana, zona norte de Francisco Beltrão. Leva o nome do pioneiro beltronense Felice Manfrói, que faleceu há 32 anos.

Segundo o livro “Ruas da cidade de Francisco Beltrão”, Felice Manfroi nasceu em 15 de novembro de 1926 em Passo Fundo, RS. Mudou-se para o Sudoeste Paranaense junto com seu irmão Orestes Manfroi em 1951. Orestes veio antes para a região e residiu temporariamente em Francisco Beltrão, mas com a chegada de Felice, os dois se mudaram para a Vila Rio Tuna.

Felice Manfroi – 1926 a 1988.

 

- Publicidade -

Foram muito atuantes no comércio da região. Trabalharam na criação de gado e suínos. Atuaram também na venda de tecidos, calçados, medicamentos e produtos agrícolas.

Felice casou-se com Iloni Staudt Manfrói e teve 5 filhos: Neuza Terezinha, Neiva Maria, Luiz Renato, Marcia Bernadete e Roseli. Em 66 mudou-se com a família para o centro de Francisco Beltrão, na rua Antonina, onde construiu um edifício residencial e comercial, e inaugurou o Supermercado Rio Tuna. Também foi sócio fundador da Ajub – Associação da Juventude Unida Beltronense.

Felice foi muito ativo no esporte regional. Seu time do coração era o Real Esportivo, time de Francisco Beltrão fundado em 1959, que ostentava as cores amarelo e preto. Felice também foi grande incentivador do Rio Tuna Esportivo e o Real Esportivo, e dedicava-se a trazer jogadores de Passo Fundo, RS, com a mesma dedicação para os dois times. Muitas vezes foi Felice quem buscou e levou os jogares para disputarem as partidas. Alguns deles pernoitavam em sua casa.

Também doou o terreno para a construção da primeira capela da Vila Rio Tuna, e ajudou na idealização e no projeto da igreja que posteriormente foi construída no mesmo local. Mesmo após mudar-se do Rio Tuna em 1966, continuou ajudando a comunidade e mantendo uma relação de carinho com os moradores da região.

Felice Manfroi faleceu em 30 de novembro de 1988, aos 62 anos.

Rua Felice Manfrói, na esquina com a Avenida Atílio Fontana, às 7 e 55 de hoje. Foto: Ivo pegoraro/ JdeB.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques