15.3 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Há otimismo para a economia brasileira no segundo semestre

O índice do PIB apontou um crescimento de 2,9% da atividade econômica.

 Indicadores econômicos dão sinal de recuperação no Brasil.

Na medida que a vacinação contra a Covid-19 avança no Brasil e no mundo, melhoram as projeções econômicas. O segundo semestre deve abrir com um cenário de recuperação do mercado consumidor, da geração de emprego e renda.

O professor Claudemir José de Souza, analista de valores mobiliários, ressalta que alguns indicadores econômicos já refletem um certo otimismo. “Com a estabilização dos casos de Covid e o avanço da vacinação, a tendência é as pessoas saírem às compras e os empresários voltarem a investir.”

Segundo ele, o índice do PIB (Produto Interno Bruto), da Fundação Getúlio Vargas, apontou um crescimento de 2,9% da atividade econômica no trimestre. “São notícias boas, sinalizando que o Brasil tá se mexendo e buscando o crescimento. Há uma expectativa no mercado que, a partir de setembro/outubro, tenhamos uma boa parte da população já vacinada.” 

- Publicidade -

Contudo, um dado não muito positivo é que a inadimplência das famílias aumentou de um mês para o outro. Mais de um milhão de pessoas tornaram-se inadimplentes. “Então, em termos de números, 61,55 milhões de pessoas que tínhamos em fevereiro, que estavam com alguma dívida em atraso, aumentaram no mês de março em mais de um milhão, o que significa 57,4% das famílias brasileiras.” 

Claudemir observa que são famílias que deixam de consumir, por estarem com o nome “sujo na praça” e não movimentam a economia. Outra medida importante, que ele menciona, é a flexibilização das medidas restritivas, que possibilitou a abertura dos shoppings centers no mês de abril. “Vai ajudar a movimentar o comércio no País.” 

O cenário local
A diretora da Agência do Trabalhador de Francisco Beltrão, Noely Thomé, diz que o município está gerando muitos novos empregos neste ano. De acordo com ela, em média, são 80 vagas de trabalho por dia em empresas do município. Além disso, novos empreendimentos públicos e privados devem aquecer a economia local nos próximos meses.

“Francisco Beltrão não está parando, são muitas obras e novos investimentos e tudo isso está alavancando o crescimento da cidade e a geração de empregos. Apesar do momento de pandemia, o nosso cenário de trabalho continua a todo vapor. Estamos sempre oferecendo as vagas.” Ela diz que as empresas estão se adaptando à nova realidade, mas não estão deixando de acreditar e expandir os seus negócios. 

Concessões trarão investimentos
O presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão, Tarsízio Bonetti, acredita que o ritmo de vacinação irá acelerar daqui em diante, permitindo que a economia volte ao ritmo de antes da pandemia. “Obviamente que os indicadores da economia não são ruins, são razoavelmente bons para o momento, não é um espetáculo, mas estamos observando que, se havendo a imunização, teremos um segundo semestre muito bom.”

O empresário destaca ainda que o Governo Federal está fazendo algumas concessões –aeroportos e ferrovias – assim como de algumas rodovias, favorecendo um grande volume de investimento em infraestrutura. “Isso contribuiu para o aumento do PIB, crescimento do Brasil. A gente tá feliz, as commodities que o Brasil exporta estão passando por um bom momento e isso faz com que possamos ter uma riqueza bastante grande. Acho que a gente vai ter um segundo semestre bem bacana.”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques