20.3 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Hoje é aniversário dos 210 anos do “início” da independência do Chile. Em Beltrão, Chile é nome de rua no Bairro Vila Nova.

Geral

O Chile tem em 18 de setembro sua data magna. A comemoração lembra a Primeira Junta Nacional do Governo, evento que marcou a independência do país, que deixava de ser colônia da Espanha. Formalmente, o Chile tornou-se país independente em 12 de fevereiro de 1818, mas os chilenos comemoram a data do início do processo de independência, 18 de setembro de 1810.

Para os chilenos, as comemorações de setembro são tão importantes como o carnaval para o Brasil. Além da sua independência, também comemoram a despedida do inverno e o início da primavera, que para eles traz dias quentes, longos e secos.

O dia mais comemorado é o Dieciocho (18), hoje. Mas a festa se estende por um fim de semana ou até a semana inteira.

- Publicidade -

Chile é aquele território estreito e comprido situado entre a Argentina e o Oceano Pacífico. Em seus 765 mil km² (3,7 vezes a área do Paraná), possui 18 milhões de habitantes (1,6 vezes a população do Paraná).

Em Francisco Beltrão, Chile é uma pequena rua do Bairro Vila Nova, logo acima da Rua Clevelândia, na encosta do Morro do Tabor. Se o Chile, proporcionalmente, é o país mais comprido do mundo, a Rua Chile de Francisco Beltrão é uma das mais curtas da cidade. Mede menos de 100 metros. Começa na Rua Uruguai e vai até o pé do Morro do Tabor. Tem belas moradias e, em dias normais, uma visão bonita da cidade. Na manhã de hoje, havia muita serração às 7:30 da manhã.

Belo jardim na Rua Chile, no pé do Morro do Tabor, Bairro Vila Nova.

Foto: Ivo Pegoraro/ JdeB.

Vista da cidade à tarde (13:30), na Rua Chile, sem serração.

Foto: Ivo Pegoraro/ JdeB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques