6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Horário de Verão: herói ou vilão dos brasileiros?

Como sempre, a mudança agrada uns e desagrada outros.

 

Adiante seu relógio. O horário de verão inicia neste domingo, para comemoração
de algumas pessoas e desgosto de outras.

Quem gosta do horário de verão vê apenas vantagens. “Acho uma delícia, chegar em casa ainda com um sol maravilhoso, pegar o chimarrão e correr para o lago com a família, muito bom”, afirma Taciana Kurek, que reside em Cascavel.

“Eu amo! Sou fã número 1”, diz Beti Feo. Entre as “adoradoras” estão Ana Paula Albara, Aliane Francisquet e Janaina Vandresen Pazzini Lucini. 
“Acho mais proveitoso”, destaca Aliane Francisquet.
“Adoro esse horário, mais vida, mais alegria, mais tempo”, comenta Janaina Vandresen Pazzini Lucini. 
“A única vantagem é que pra mim o dia rende mais, eu consigo sair do trabalho e ainda aproveito pra brincar com meu filho, com meus cachorros, fazer atividades ao ar livre, porque na questão econômica, no meu caso, não muda nada”, Luciana Paula Adria.
Enquanto para algumas pessoas o horário de verão é vida, o grupo daqueles que dispensam essa mudança é grande, como fala Robson Souza: “Pra mim nada de bom, acho que pra muita gente”. 
“Não vejo vantagem nenhuma”, declara Leidiane Candido. Assim como ela, Vanessa Smaniotto, de Dois Vizinhos, e Alcimara Mascarello, não gostam da alteração.
“Eu também não vejo muitas vantagens. O organismo sofre pra acostumar a essas mudanças, principalmente pra quem precisa levantar cedo. E à tarde, então? O dia não termina mais, o calor demora pra acabar. Talvez seja bom só pra quem está na praia”, completa Tatiane Borghezan. 
“Sol até as oito e meia da noite? Uma droga”, critica Márkel Nichele, de Realeza.
“O mais difícil é acordar cedo e dormir tarde, muito calor”, relata Luciane Wescinski.
“Não tem vantagem nenhuma”, enfatiza Marcia Biazzi.
“Não gosto, acordo mais cedo e o dia fica longo, aí meus pequenos não conseguem dormir tão cedo, resultando em cansaço redobrado”, comenta Jacqueline de Borba.
“Para mim nenhuma. Dizem que o país economiza luz! Para quê? Para pagar um custo mensal maior? Para o nosso dinheiro virar mensalão e ser roubado? Sou contra”, fala Ageu Harloh. 
“Preciso me preparar psicologicamente. Odeio horário de verão”, diz Édina Rejane Assis, bem-humorada. 
“Pra mim, que trabalho a semana inteira, a vantagem é poder lavar a roupa às 18 horas e ela secar no mesmo dia! Porém, eu que gosto de dormir supercedo sofro demais tendo que ir deitar de madrugada, porque o calor não deixa ninguém dormir. Que vantagem tem em pernilongos, baratas, aranhas, e calor insuportável pra trabalhar, dormir, comer?”, reclama Aline Louise Menger.  
“Eu me sinto cansada, não me acostumo. Por mim não precisava existir”, afirma Flaviana Tubin.
“Às seis da manhã estarei entrando em sala de aula. Se os alunos chegam atrasado agora, imagine depois”, observa Maria Ines Francio Zanini, professora.
“Pra mim não muda em nada, pois além de ter que começar a trabalhar mais cedo, o dia demora pra acabar. O governo diz que diminui o consumo de energia, já que as pessoas no horário de pico estão fazendo outras coisas, mas tenho minhas dúvidas, já que vai aumentar o movimento dos bares e restaurantes. Então, afinal, quem se benificia com isso?”, questiona Vilmar Motta.

- Publicidade -
Neste domingo inicia a temporada 2015/2016 do horário de verão, para alegria de uns e desagrado de outros.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques