Setor está se adaptando ao momento e, mesmo com a crise econômica, os matrimônios continuam acontecendo.

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A economia do País está em crise, mas há áreas que foram menos afetadas e continuam em expansão. Como a indústria de casamentos, que segundo o IBGE, entre 2014 e 2016 houve um crescimento de 25%, movimentando cerca de R$ 16 bilhões em todo o Brasil, e a tendência continua sendo de crescimento.
As principais mostras de casamento apontam que este setor tem muito ainda o que inovar e crescer, trazendo novas formas de celebrar a união dos casais. A especialista e empresária de eventos Ilze Marie afirma que, neste momento de crise, é preciso ajustar o sonho ao orçamento do casal. “O mercado de casamento parece não sentir os efeitos da crise, mas os noivos precisam ajustar o sonho para caber no orçamento. Alguns acabam optando por um miniwedding, mas não deixam de comemorar e registrar a data”, pontua.
Uma questão debatida no meio são as tendências que sempre estão movimentando o mercado, o que faz o setor oxigenar e não estacionar. Exemplos como carrinhos gourmet, coquetelaria fina, balões metalizados com frases no lugar das plaquinhas de pista, decoração com cores fortes, convites com presentes e mimos, elementos que contém um pouco da história do casal, entre outros artigos, chegam para dar mais opções. “A tendência que nunca vai deixar de ser tendência é a de detalhar a cerimônia e a festa com a personalidade do casal. É importante pensar nisso no momento das escolhas e decisões”, ressalta Ilze.
Porém, as tendências quase sempre saem com um preço mais elevado, até mesmo pela procura. Por isso, para que tudo fique dentro do orçamento proposto, é preciso planejamento e certa antecedência, para que tudo fique do jeito que o casal quer. “Quem vai casar deve ter em mente que é importante uma certa antecedência no início dos preparativos para poder fazer tudo com calma e curtir o processo”, coloca Ilze.
Por isso, a Lemon Pin, empresa curitibana, lançou o primeiro pin book do Brasil, desenvolvido especialmente para essa fase de preparativos.
A publicação, que serve também como uma agenda, conta com sete capítulos especiais, entre eles check list, lista de convidados, finanças e lua de mel. Ilze Marie, uma das criadoras da “Madrinha de Bolsa”, diz que a organização faz diferença no processo de planejamento. “Costumamos dizer que noivas organizadas tendem a ser mais felizes e aproveitar melhor o momento noiva. Ter um checklist bem definido, cuidando de um item de cada vez para poder focar e ter segurança nas decisões, é importantíssimo”, explica.