20.4 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Instituições religiosas permanecem com restrições

Houve o cancelamento de encontros ou a redução do número de participantes.

Na Concatedral Nossa Senhora da Glória, os horários das missas foram mantidos, o que mudou são os protocolos de saúde, como o distanciamento social; hoje há cerca de 200 lugares disponíveis por celebração.

Adaptação é a palavra de ordem após a chegada do coronavírus. É o que está acontecendo também com as igrejas, templos e centros espíritas. As principais mudanças foram o cancelamento dos encontros ou a redução do número de participantes, além do uso de máscaras e álcool em gel. Os idosos, por serem grupo de risco, estão sentindo bastante as consequências das restrições; eles não estão proibidos de ir às instituições religiosas, assim como não estão proibidos de ir a qualquer lugar, embora o isolamento seja uma medida de prevenção.

“Pedimos para os idosos acompanharem de casa, através dos meios de comunicação, mas recomendamos para quem optar por vir que seja durante a semana, que tem menos participantes”, comenta o padre Deucir Poletti. Na Concatedral Nossa Senhora da Glória, os horários das missas foram mantidos, o que mudou foram os protocolos de saúde, como o distanciamento social, sendo que hoje há cerca de 200 lugares disponíveis por celebração. Normalmente, domingo é o dia de maior concentração de pessoas, por isso padre Deucir sugere que quem costuma ir neste dia procure alterar para outro durante a semana, para não exceder o número recomendado.

[relacionadas]

- Publicidade -

Os encontros de movimentos e de pastorais estão cancelados. Os batizados, que antes eram feitos com várias crianças ao mesmo tempo, agora são individuais. O curso de Batismo está sendo na igreja. Os casamentos estão reduzidos aos noivos e familiares, embora muitos casais tenham optado por remarcar a celebração. “Neste período tivemos mais legitimação do casamento.”

As celebrações são transmitidas pelo Facebook e Youtube; no domingo, pela manhã, também há transmissão pela Rádio Educadora e, à noite, pela TV Beltrão, rádios Onda Sul e Princesa. No sábado, à noite, pela Rádio Onda Sul FM. Na quarta-feira, às 16h, acontece a novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e bênção dos doentes, com divulgação pela Rádio Anawin FM.

Na Paróquia São José, da Vila Nova, de acordo com o padre José Vieira, a tradicional missa da Renovação Carismática, que acontecia uma vez por mês, precisou ser cancelada, por conta da aglomeração. As missas são realizadas, mas com número limitado de pessoas. “Vemos que as crianças, adolescentes e jovens não estão vindo. Os idosos sim, mas alertamos sobre os cuidados.” Na missa de ontem, às 16h, por exemplo, a maioria era de idosos. O calendário das missas nas comunidades rurais também foi mantido, mas a participação é menor, uma vez que grande parte dos fiéis são idosos.

Templo fechado
Pastor Eveir Bacelar, da Igreja Adventista, informa que os cultos presenciais das quartas-feiras e domingos foram cancelados, o templo está fechado, por isso a instituição aproveitou para reformá-lo. No sábado, às 9h, o culto acontece no ginásio de esportes do Colégio Vila Militar. “Corresponde ao culto da escola sabatina, com explanação de texto bíblico. Também reduzimos o tempo para 1h30. Todas as atividades são transmitidas pelo Facebook Adventistas Francisco Beltrão e pelo Youtube.

 

Cultos com agendamento
Na Igreja Ministério Luz do Mundo, o número de pessoas foi reduzido, com presença mediante agendamento, e aumentaram os cultos. O fiel liga na igreja e reserva seu lugar, para que haja um controle. No domingo, há encontros às 9h, 18h30 e 20h; na sexta-feira, às 7h e 8h; e na quarta-feira, às 13h45, 15h e 20h.
O Jornal de Beltrão tentou contato com outras instituições religiosas de Francisco Beltrão, mas não teve retorno.

Missa na Matriz São José da Vila Nova às 16 horas de ontem. As pessoas ocupam toda a igreja, mas ficam bem distanciadas. De cada três bancos, um não é utilizado. As restrições se devem à pandemia do novo coronavírus.

Centro Espírita Mensageiros da Paz permanece com as lives
Lenise Fernandes, do Centro Espírita Mensageiros da Paz (Cemp), explica como estão os trabalhos do centro, que já conta com 30 anos de atividades ininterruptas em Francisco Beltrão. “Até o advento da pandemia, realizávamos duas palestras públicas por semana e atendimento fraterno concomitante, mantínhamos diversas turmas de evangelização infantojuvenil, além de grupos de estudo semanais e atendimento às famílias carentes.”

Lenise acrescenta que, em atendimento às legislações e recomendações de saúde, as atividades presenciais estão suspensas desde março de 2020, visando preservar a saúde de todos. Entretanto, as palestras semanais, grupos de estudo e evangelização se mantiveram, com a mesma frequência, utilizando-se as plataformas virtuais, como o CanalCEMP no Youtube e Google Meet.

“A equipe de trabalho do Cemp irá deliberar conjuntamente sobre a organização das atividades para 2021, mas por hora pretende-se manter o formato virtual, com retorno gradativo assim que possível, observando-se todas as prescrições sanitárias para preservar a saúde dos trabalhadores e frequentadores.”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques