Geral

Em Boa Esperança do Iguaçu, o prefeito Givanildo Trumi (PP) e a vice-prefeita Odilmara Freitas (MDB) vêm intensificando junto à equipe de governo as ações no sentido de estruturar o turismo como negócio no município. “O prefeito Giva, quando era vice-prefeito, ou como vereador, já acompanhava ações nesse sentido”, relatou Claudia Maziero, do setor de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Turismo.
A realização das ações, planejamento e implantação de ações turísticas tem recebido o apoio e a orientação do professor Jacó Gimennez, ex-presidente da Paraná Turismo, fundador e ex-presidente da Retur (Rede de Turismo). Atualmente ele é consultor da Retur.
Como pontapé inicial nas ações, está a atualização do inventário turístico de Boa Esperança do Iguaçu. O Inventário Turístico está em andamento e teve seu custo pago pela Cooperativa Sicoob de Boa Esperança do Iguaçu.
Uma segunda ação nesse sentido foi a escolha dos novos conselheiros para o Conselho Municipal de Turismo de Boa Esperança do Iguaçu. A posse foi realizada dia 5 de novembro na Prefeitura. Claudia Maziero foi escolhida a presidente do Conselho de Turismo.
Integram o conselho representantes do Executivo Municipal, Associação Empresarial, Sindicato dos Agricultores Familiares, representante dos empreendimentos de turismo, dos clubes de mães, do Clube de Idosos e da Apae.
Uma das ações do Conselho foi uma reunião, dia 9, com o consultor, Luiz Carlos Wessler de Verê. Na reunião também foi informado o trabalho da Retur, o andamento para a elaboração do Inventário Turístico Municipal e outras ações da área que estão sendo debatidas ou implantadas em Boa Esperança do Iguaçu.