“Há um maior giro de pessoas que passam por aqui, mas já deu uma melhorada”, analisou o prefeito Vilmar Schmoller.

O prefeito de Itapejara d´Oeste, Vilmar Schmoller (PSC), analisa que o pior da pandemia da Covid-19 passou. Mas sublinha que é preciso manter os cuidados, até porque o município fica numa área central do Sudoeste recebendo grande de fluxo de pessoas todos os dias.
[relacionadas]
“Tivemos um momento em que estava bem pior, mas o que nos assusta ainda são os ativos, os positivados, que sempre tá passando da faixa de 100. Então, diminuímos a quantidade de positivados, deu uma controla boa, mas ainda tem bastante, até porque Itapejara é um município localizado numa área central, estamos próximos a Dois Vizinhos, Beltrão e Pato Branco, há um maior giro de pessoas que passam por aqui, os próprios caminhoneiros. Isso acaba ajudando a aumentar os casos, porque é mais movimento de gente, mas já deu uma boa controlada”, comentou o prefeito Vilmar.
Quem sente na pele tem mais consciência“É difícil do pessoal controlar, só quem sente na pele, quando vê algum familiar no hospital pedindo ajuda adquire mais consciência”, disse o prefeito. Ele lembra que muitas vezes as pessoas ligam para o setor de saúde pedindo UTI, “porque às vezes nem no particular tem”.
“Essas famílias que tiveram esse problema, nesse momento acabam aderindo, se cuidando mais; mas a população no geral tem dificuldade de se cuidar”, ponderou Vilmar.
O comércio sofre
A questão do comércio em Itapejara d´Oeste é o mesmo de outros locais: o pessoal sofreu e está sofrendo com esses fechamentos. “Mas como nossa região ainda é bastante agrícola, o agronegócio ainda é forte, com o frigorifico da Vibra, o próprio grão num preço superalto. Então, ainda se mantém, o pessoal tá bem, só precisa do apoio do governo, porque esse período que ficou fechado, o pessoal deu uma patinada, mas dá pra superar. A gente sempre acaba conversando com os empresários que aquele momento era o mais complicado da pandemia, precisou ser feito algo pra salvar vidas e eles veem que logo recupera, até por essa situação do agro forte e da agroindústria, do nosso frigorífico ser bem forte na nossa região, e isso mantem o emprego”, concluiu o prefeito Vilmar.
E a juventude nesse contexto?
Prefeito Vilmar Schmoller: “A juventude tá num momento meio apavorado, porque se você pegar os óbitos na região, aconteceu mais com a juventude, até porque os idosos já tão sendo vacinados, acabam sendo imunizados. Parece que essa onda mais forte da Covid acabou atingindo mais a juventude, inclusive temos contato com o médico de Pato Branco, principalmente, que relata que se o paciente entra no quarto ou na UTI, não muda nada, tão apavorados por causa disso. A medicação, aquele tratamento mais preciso da UTI não tá dando resultado”.