A artista faz painéis com a técnica de mosaicos com cerâmicas esmaltadas.

De maneira despretensiosa, Kátia Regina Vieira Lemos de Almeida começou a montar mosaicos inspirados em obras de artistas modernistas. “Quando estávamos terminando de construir a nossa casa, peguei as sobras das pastilhas, montei um mosaicos e colei na escada. Em seguida, fui montando outros e colando nos muros da área externa”, conta.
Kátia desenha, monta e cola os mosaicos sobre telas para depois colar definitivamente nos muros. “Como sou professora de arte, gosto muito da história da arte e adoro passear num museu, então comecei uma série ‘Faço meu museu’, assim monto painéis de mosaicos, principalmente com obras de artistas modernistas, por enquanto, já tenho dez artistas representados.”
Ela é natural de Lages (SC), mas atualmente mora em Francisco Beltrão. Começou a desenhar e pintar com tinta óleo na adolescência, no Ateliê do professor Moacir Ramos, em Lages.
Fez magistério e, na sequência, Educação Artística na FURB, em Blumenau. “Formada, comecei dar aulas de Arte e estou até hoje.”
Em sua casa, Kátia tem vários quadros pintados a tinta óleo com pincéis e espátulas em diversas temáticas, além de painéis com a técnica de mosaicos com cerâmicas esmaltadas. O próximo mosaico será sobre René Magritte, Van Gogh ou Frida Kahlo. “A cor é a minha paixão, minha distração. Estou sempre pintando, montando, inventando atividades e produções artísticas”, diz Kátia, que também é cervejeira artesanal.
Artistas representados:
– Árvore da vida, de Gustav Klint.
– IV nu azul, de Henri Matisse.
– O acrobata, de Pablo Picasso.
– A nadadora, de Paul Cézanne.
– Cristo amarelo, de Paul Gauguim.
– Deixem o futuro dormir como merece, de Toulouse Lautrec.
– Composição C com vermelho, amarelo, azul, de Piet Mondrian.
– Monalisa, de Leonardo da Vinci.
– Os Moais, Ilha de Páscoa.
– Antropofagia, de Tarsila do Amaral.