“Na época, muitos diziam que era loucura, a maioria das pessoas ainda desconhecia o método, achavam que seria mais uma moda, mas a minha escolha foi um divisor de águas dentro de minha profissão.”
A fisioterapeuta Ledinéia Vazquez Markus, vice-presidente da Sociedade Hispano-americana de Pilates (Sohap), é um exemplo de profissional que busca inovação constante em sua área de atuação. Com 24 anos de formação em Fisioterapia, é pioneira na técnica de Pilates no Paraná onde trabalha com o método há 17 anos. Não satisfeita só em aprender, montou uma das escolas mais bem-conceituadas em replicar o conhecimento criado no início do século passado pelo alemão Joseph Pilates.
A técnica tem seis princípios fundamentais: Concentração, controle, precisão, centro, respiração e fluidez. É indicado para qualquer idade e condição física. São vários os benefícios alcançados por quem pratica pilates. A atividade contribui para uma melhora da concentração, bem-estar, na saúde física e mental, qualidade do sono, correção postural, entre outras, além de todo trabalho preventivo e desenvolvimento de performance em atletas de alto rendimento. Um exemplo é o trabalho que Ledinéia desenvolve, junto com a equipe profissional de Futsal da ACEL/ Prefeitura Chopinzinho, na parte preventiva e de recuperação e readaptação dos atletas pós-lesão.
Ledinéia conheceu o método pilates em São Paulo, através da Alice Becker – bailarina que introduziu o pilates no Brasil. “Eu fiz a minha primeira formação em 2002 e resolvi montar o stúdio de pilates aqui em Chopinzinho. Na época, muitos diziam que era loucura, a maioria das pessoas ainda desconhecia o método, achavam que seria mais uma moda, mas a minha escolha foi um divisor de águas dentro de minha profissão, inclusive nos meus tratamentos dentro da área de fisioterapia, abriu um leque de opções e recursos de trabalho”, comenta.
De acordo com a fisioterapeuta, Pilates é um método que trabalha o corpo e mente como um todo. “Ao mesmo tempo que alonga, ele fortalece, melhora a postura, a consciência corporal, respiração e tem algumas particularidades no método que potencializa os resultados, acelerando a recuperação dos pacientes.”
Ledinéia também aprimorou seus conhecimentos fora do País, com cursos e palestras nos EUA, Costa Rica, México, Espanha e hoje faz parte da 3ª geração de Joseph Pilates. “Eu sou movida a conhecer, gosto de estar a par de tudo que está acontecendo no setor. A parte de poder me aperfeiçoar fora do País, tive a oportunidade de participar de alguns eventos e congressos como palestrante, tenho ministrado cursos de formação em vários locais no Brasil bem como no México, Paraguai, Peru. Fui à Costa Rica para conhecer a Sohap em 2015. Num primeiro momento como congressista pra conhecer a proposta dessa associação, e foi incrível, tive a oportunidade de conhecer muitos profissionais do meio, onde estreitamos laços com escolas na Europa, no México, EUA e hoje eu sou representante da Sohap, no cargo de vice-presidente. Onde nosso próximo passo será organizar intercâmbios internacionais entre profissionais desses países.”
Escola referência no Paraná
Ledinéia criou uma escola de Pilates, a Personale, que recebe alunos de vários estados do Brasil. “Tenho trazido alguns palestrantes de renome internacional, organizamos alguns congressos internacionais na região dentro do Pilates e podemos dizer que sem sombra de dúvidas Pilates não é apenas uma moda, tenho acompanhado toda a evolução e faço parte também do crescimento e desenvolvimento desse método. A gente sabe o diferencial que ele tem feito dentro das técnicas utilizadas na área de saúde e principalmente na melhora da qualidade de vida das pessoas.”
Novo equipamento
Além de toda a técnica aperfeiçoada, a fisioterapeuta está desenvolvendo um novo equipamento em parceria com o Master Trainer, Horácio Harías (um dos pioneiros do Pilates na Espanha) e hoje presidente da Sohap. “A gente desenvolveu esse equipamento, Reformer Dynamic Line, após tantos anos de atuação com o método, entendemos que após fortalecer, centralizar, alongar, simetrizar e ver todas as maravilhas que o método tem necessitávamos de algum recurso que favorecesse os movimentos funcionais, então acreditamos que esse equipamento veio para suprir algumas necessidades em ângulos e dinâmicas de exercícios, principalmente na parte de cadeias cruzadas e exercícios rotacionais”, ressalta a profissional. O equipamento foi patenteado já foi lançado no Brasil, Peru e agora na Europa.