24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Lideranças seguem buscando recursos para instalação da Apac em Dois Vizinhos

Em breve estarão prontos os projetos arquitetônicos, hidráulicos e elétricos, enquanto prossegue a busca de recursos para o início da obra.

Estrutura atual do terreno, que era do Sindicato dos Servidores, será destruída.

Na semana passada, uma comitiva duovizinhense esteve em Brasília (DF) e, entre os diversos assuntos tratados em audiências também se conversou sobre a implantação da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). “Visitamos o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) em busca de recursos num pedido que foi feito pela nossa juíza, da Comarca, e da diretoria da entidade. Em breve, teremos novidades nesse sentido”, relatou o chefe de gabinete, Bruno Lima.

O deputado estadual Paulo Litro (PSDB) garantiu, recentemente, R$ 200 mil para a construção da unidade. “Esse é um pedido do setor judiciário com a Prefeitura e, numa reunião que tivemos com o governador Ratinho Júnior (PSD), o prefeito Carlinhos Turatto (PP) estava presente, conseguimos o carimbo desse recurso para a viabilização da Apac”, completou.

Burocracia vencida
William Benini, presidente da Apac de Dois Vizinhos, falou sobre o pedido para a comitiva visitar o Depen, em Brasília (DF). “Encaminhamos ofícios através dessa comitiva que esteve na capital federal. Eu pedi para que esse documento fosse entregue para a chefe do Depen Nacional para que ela nos ajude com a construção”, disse.

- Publicidade -

Os processos burocráticos para a implantação da unidade já estão, em sua maioria, vencidos. “Nós já temos o terreno, que foi cedido pelo Executivo e vencemos todas as questões burocráticas de criação e afiliação nacional na Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (Fbac). Já galgamos isso e também já temos a lei municipal que a declara como instituição de Utilidade Pública e agora estamos abertos a receber as verbas e contamos com o Governo do Estado do Paraná. Temos uma promessa de recursos, de aproximadamente R$ 200 mil e, num período razoável, de 45 dias, vamos demolir aquela edificação existente no terreno, que é inservível, para depois construir”, acrescenta William Benini.

Os projetos da Apac já estão sendo elaborados. “No prazo de 100 dias teremos os projetos arquitetônicos, hidráulicos, elétricos para que, tendo esses projetos, podemos galgar recursos para a construção. Então esse é o nosso objetivo, contamos com o apoio do Executivo Municipal, do Governo do Estado e do Governo Federal para recebermos esses recursos e a população e comunidade em geral para que em curto médio prazo tenhamos a Apac em pleno funcionamento em Dois Vizinhos”, conclui Willian.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques