Geral
A Prefeitura de São Jorge D’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, divulgou o cronograma para o recolhimento de galhos e lixo reciclável e trouxe outros alertas com relação a restos de móveis e entulhos de construção. Segundo a Secretaria, o lixo orgânico segue a mesma escala de recolhimento que vem acontecendo diariamente; já o lixo reciclável é realizado todas as terças e quintas-feiras.
Galhos de árvores serão recolhidos na primeira semana de cada mês e o lixo eletrônico deve ser depositado em local identificado, em frente à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Os trabalhos visam inibir o acúmulo de água das chuvas, entupimento de bueiros e das galerias de águas pluviais e a obstrução da circulação de motoristas e pedestres nos pontos onde há o acondicionamento dos materiais.
Entulho colocado somente na data
Por essa razão, a Prefeitura orienta que os moradores depositem o entulho somente no dia anterior à data programada para a coleta, a fim de que não haja acúmulo de material e formação de pontos viciados. Ressalta-se que móveis velhos e/ou resíduos sólidos, provenientes da construção civil, são de responsabilidade do proprietário da obra. Portanto, devem ser acomodados em contêineres específicos contratados pelo responsável, ou empresa contratada para a execução da construção particular.Outro cuidado é com a limpeza de lotes e quintais. Os resíduos retirados durante esta limpeza também devem ser acondicionados de forma correta, preferencialmente em sacolas plásticas, como forma de contribuir com o trabalho dos coletores, e, principalmente, contribuir com a limpeza da cidade.