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O início da venda de passagens para a linha aérea de Francisco Beltrão deu um novo ânimo às lideranças do meio empresarial. No site da Azul é possível consultar valores e efetivar a compra desde ontem. E os preços têm sido considerados competitivos.
“Estes valores vistos pelas simulações no site atendem a expectativa de qualquer usuário de transporte aéreo, pois tem um custo semelhante ao transporte rodoviário, mas fazendo a rota em um quinto do tempo”, analisa Paulo Sergio Bueno, presidente da Cacispar. A entidade representa as associações empresariais do Sudoeste e, segundo Paulo, além de ter a linha aérea, a tarifa com valores condizentes também é uma conquista para a região.
A linha aérea ligando Francisco Beltrão ao aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba, será operada às segundas, quartas e sextas, sempre à tarde. Os horários também podem ser um atrativo, já que a aeronave parte da capital às 14h40, facilitando para quem tem compromissos somente pela manhã ou precisa chegar a Beltrão por meio de conexões. O voo de ida sai de Beltrão às 17h: bom para quem quer aproveitar o dia na cidade e chegar à capital no fim da tarde, mas conexões além de Curitiba se tornam mais escassas ou a chegada no destino é tarde da noite – talvez só no outro dia.
Simulação feita pelo JdeB aponta passagens a partir de pouco mais de R$ 280 (sem bagagem despachada e taxa de embarque) entre Beltrão e Curitiba pela Azul Conecta. É mais em conta que as duas últimas linhas que operaram na cidade (a da NHT e da Gol/Two Flex). O empresário Edgar Behne, da Marel, preside interinamente a Acefb e considera este um “preço justo”. “Acredito que o valor da passagem não vai ser um empecilho para viabilizar a linha, pelo contrário, deve incentivar seu uso.”
João Manfrói, presidente do Sicoob Vale Sul, diz que representantes da cooperativa viajam muito para fora da região, principalmente depois que passou a atuar também no Rio Grande do Sul. “Com certeza vamos usar, ainda mais as rotas até Curitiba e Porto Alegre.” Manfrói cita que uma passagem de Beltrão a Curitiba em ônibus leito está custando cerca de R$ 260.
Outro dirigente cooperativista também compara o valor com o custo de uma viagem de carro. “O preço [da tarifa aérea] está ideal, bastante adequado, dado as facilidades e o custo com combustível, caso o mesmo trajeto seja feito de carro”, afirma Luiz Panzer, diretor de Comunicação da Cresol.
O preço é convidativo, mas somente o uso irá definir a adesão da região à linha aérea. É o que comenta a secretária executiva do Sinvespar, Solange Stein. “Acho que muitas pessoas vão à capital de avião e retornam por meio rodoviário, tem que ver como serão as conexões para quem tem viagem mais longa, enfim, é um preço convidativo, mas que vai precisar estar dentro das necessidades dos usuários.”
A linha aérea inicia em 24 de janeiro. A operação será com um Cessna Grand Caravan para nove passageiros.
