9.6 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Londrina já foi nome de duas ruas de Beltrão

Geral

Início da Rua Londrina, entre o Posto Vila Nova e a Praça Genuíno Balastrelli.

Originalmente, as ruas perpendiculares à avenida Júlio Assis, no centro, levavam nomes de cidades paranaenses: Antonina, Ponta Grossa, Londrina, Curitiba, Palmas, União da Vitória, Maringá e Clevelândia.

Após a morte do militar Carlos Argemiro de Camargo (15-4-38 a 27-3-1965), a Rua Londrina mudou para Rua Tenente Camargo. E o nome Londrina foi levado para a velha estrada do Bairro Vila Nova, naquele tempo a única saída da cidade em direção a Itapejara, pois a União da Vitória ainda nem chegava ao Parque de Exposições.

- Publicidade -

A data comemorativa de Londrina, no Norte do Paraná, é 10 de dezembro, porque o município foi criado em 10 de dezembro de 1934. Mas as comemorações dos 86 anos começam hoje, como se vê no site da Prefeitura:

“Dia 9 de dezembro, o projeto realizará, mais uma vez, a intervenção artística Rever a Volta. Na ocasião, a fachada do histórico Edifício Júlio Fuganti, no Centro de Londrina, será transformada em uma tela gigante para a apresentação de um vídeo de cinco minutos que mostra ações que fazem parte do movimento. A projeção será realizada em looping, entre as 19h e as 21h. A organização pede ao público que respeite os protocolos de saúde e os decretos vigentes, mantendo o distanciamento e fazendo uso de máscaras.”

Esta é uma entre tantas comemorações, como destaca o site oficial da cidade do Norte de Paraná que deu seu nome a uma rua de Francisco Beltrão:

“O mês de dezembro será repleto de atividades culturais em Londrina, para comemorar tanto o aniversário de 86 anos da cidade, celebrado em 10 de dezembro, quanto o Natal. Diversos órgãos e secretarias municipais estão envolvidos na organização dos eventos, que respeitarão todas as normas de saúde e segurança referentes à pandemia do novo Coronavírus.”

A Rua Loondrina passa ao lado do Colégio Beatriz Biavatti e termina uma quadra adiante, no centro social da Paróquia São José.

 

Ainda sobre a Rua Londrina beltronense, ela foi a grande ligação do centro com o Parque de Exposições Miniguaçu, nas duas primeiras Fenafes. Até 1970, quando o prefeito Deni Schwartz abriu a União da Vitória. A Londrina hoje termina na Rua Bolívia, dando de frente com o centro social da Paróquia São José da Vila Nova.

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques