10.2 C
Francisco Beltrão
segunda-feira, 23 de junho de 2025

Edição 8.230

21/06/2025

Luciana sugere limite máximo de alunos em sala de aula

Luciana sugere limite máximo de alunos em sala de aula


Das assessorias
Projeto de lei da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT), sobre o limite máximo de alunos por sala de aula nas escolas estaduais, foi apresentado esta semana na Assembléia Legislativa.
O objetivo desta lei é contribuir para a melhoria do ensino no Paraná.
Pelo projeto, o limite máximo de alunos para a 1ª série do ensino fundamental é até 20 alunos. Para as 2ª, 3ª e 4ª séries o número máximo de alunos é 25. De 5ª a 8ª séries o limite máximo é de 30 alunos. Para as séries do ensino médio até 35 alunos por sala. Já o limite mínimo de permanência, por dia, em sala de aula, será de quatro horas tanto para o ensino pré-escolar ao ensino fundamental e ensino médio.
Para a deputada Luciana, o excesso de alunos em sala de aula não permite a oportunização de experiências e vivências aos alunos, impossibilitando também o professor de dar atendimento adequado às necessidades individuais do aluno, traduzindo em baixo rendimento escolar e num baixo nível de ensino.
Luciana comentou que este projeto foi criado em virtude de um grande debate que contou com a participação maciça da comunidade e discussões com entidades representantivas da área de educação. “Tudo isso incentivou a UNB ? Universidade Nacional de Brasília ? a realizar um estudo que apontou que o principal fator que contribui para a “doença” do professor é o excesso de alunos em sala de aula. Esse problema atinge 48% dos educadores no País, enquanto que no Paraná essa média ultrapassa o índice nacional, atingindo 63% dos professores”.
Para Luciana, “esse quadro pode ser revertido, o Paraná tem condições de dar um ensino de qualidade fazendo da educação sua prioridade”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques