19.5 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 19 de junho de 2025

Edição 8.229

20/06/2025

Lula quer melhorar auto-estima dos brasileiros

Lula quer melhorar auto-estima dos brasileiros

 (Agência Folha) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o brasileiro tem que acreditar em sua capacidade de superar as adversidades e precisa valorizar o que possui. ´Se eu só tenho um par de sapatos, tenho que valorizar esse par de sapatos. Nós não podemos ficar dependendo do que alguém pode fazer por nós. Temos que descobrir o que podemos fazer por nós mesmos?, afirmou o presidente ao participar em São Paulo do lançamento da campanha publicitária ´O melhor do Brasil é o brasileiro´´.  As informações são da Agência Brasil.
O presidente também lembrou que, diferente do que acontece em outros países, os brasileiros não cultuam heróis. Ele contou que, durante as visitas que faz a outros países, é sempre convidado a visitar o túmulo de algum herói.  “Em algum momento, achou-se que se poderia viver sem referências. Acho que nós temos obrigação de contribuir com a construção de um outro momento na vida de nosso país.?
Em seu discurso, o presidente da agência de publicidade Lew Lara, Luís Lara, explicou que a campanha é uma resposta ao desafio colocado pelo ministro Luís Gushiken às empresas de propaganda e aos anunciantes para incentivar o orgulho e o patriotismo da população brasileira. Para levantar a auto-estima dos brasileiros, a ABA (Associação Brasileira dos Anunciantes) criou uma campanha publicitária em que vai apresentar exemplos de brasileiros conhecidos e anônimos que venceram obstáculos e alcançaram o sucesso, como o jogador de futebol Ronaldo e o músico Herbert Vianna. Foram criados gratuitamente quatro comerciais de televisão, anúncios para jornais e revistas e spots para as rádios.
Responsabilidades
Lula também disse ontem que se criou o hábito no Brasil de achar que o Estado é responsável por resolver todas as questões quando, na verdade, a sociedade tem sua parcela de responsabilidade.
´O Estado pode resolver uma parte dos problemas ou pode ser o indutor para resolver parte dos problemas. No Brasil, historicamente, o Estado criou vários problemas. Mas uma outra parte é a sociedade que tem que resolver, sobretudo as famílias´´, afirmou.
Durante discurso, o presidente citou notícias que relatavam fugas nas Febens em todo o país. Segundo ele, é muito difícil o Estado substituir as famílias na recuperação desses jovens. ´Fico me perguntando como pode o Estado substituir a família de um menor. Como pode o Estado querer recuperar aquela criança fora do seio da família, porque o problema pode estar na própria família.´´
Para Lula, a campanha publicitária ´mexe com o que temos de mais sagrado?, que é a auto-estima. ´Não é possível nenhum ser humano chegar a lugar nenhum se ele não gostar de si mesmo e não acreditar em si mesmo?, afirmou.
O presidente disse que no Brasil, muitas vezes, as pessoas culpam a situação econômica por todos os problemas, mas, segundo ele, isso não corresponde à realidade.
Como exemplo, Lula citou sua mãe, que, com dificuldades financeiras, conseguiu criar oito filhos e três sobrinhos, sendo que nenhum deles se tornou criminoso. “Não é apenas a pobreza a razão pela qual as pessoas se desviam dos seus caminhos, muitas vezes o motivo está dentro de casa.´´
Para Lula, a campanha “pode mexer com valores que são tão importantes como o econômico. Pode mexer com a estrutura da família´´.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques