24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Maioria da população vê vacina como principal estímulo para ir a eventos

Geral

O brasileiro está consciente sobre os riscos de sair de casa e 67% da população voltaria a frequentar eventos fora de casa apenas após serem vacinados contra a Covid-19.

O dado faz parte do novo estudo da Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, em parceria com o Hub Cultural, que traçou o Panorama Cultural do Brasil com informações sobre o consumo de cultura dos brasileiros, antes e durante a pandemia, dentro e fora de casa.

Entre os principais estímulos para o retorno aos passeios culturais, um quarto dos entrevistados sairia de casa seguindo cuidados como protocolos de biossegurança (25%), limite de pessoas nos locais de visita (24%), apenas com remédio para tratar a Covid-19 (23%), higienização do local (21%), tapete de higienização na entrada (8%) e liberação do governo (8%).

- Publicidade -

[relacionadas]

Foram ouvidos 1.726 brasileiros em entrevistas digitais, englobando todas as faixas etárias, com renda entre até R? 3 mil e mais de R? 20 mil, sendo 59% mulheres e 41% homens. O estudo considerou pessoas do Brasil inteiro, sendo 49% da região Sudeste, 20% do Nordeste, 16% do Sul, 8% do Centro-Oeste e 7% do Norte.

Quando a aglomeração ainda era permitida, 48% dos entrevistados tinham o hábito de ir a shows, 39% iam ao teatro, 75% assistiam filmes no cinema e 35% frequentavam museus.

“Sabemos que o brasileiro gosta de atividades culturais e, mesmo tendo o fator financeiro como impeditivo em muitos casos, se possível, ao menos um cinema sempre figurou na lista de entretenimento fora de casa por aqui”, afirma Ligia Mello, sócia da Hibou.

Atualmente, para 15% dos entrevistados o isolamento social já acabou, outros 46% acreditam que a quarentena deve terminar em 2021 e 35% não souberam opinar. Ao serem questionados sobre o retorno às atividades culturais presenciais, mesmo com pandemia, na contramão das indicações sanitárias, 7% afirmaram que já estão frequentando eventos culturais de naturezas diversas, fora de casa.

Por outro lado, 42% não sabem quando pretendem retomar as atividades culturais. Ao pensar em reunir família ou amigos para programas culturais, as primeiras opções que veem à cabeça dos brasileiros são: cinema, teatro, museu, show, música, exposição, viagem, locais históricos e parques, entre outros. O professor aposentado Jackson Ciola, 71 anos, de Francisco Beltrão, também está otimista.

“Apesar de tudo o que se fala, ressalta. Ele disse que vai tomar a vacina contra o coronavírus. Jackson pretende sair mais de casa em 2021, mas de forma comedida. “Tem que ter cuidado”, ressalta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques