23.6 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Mais de 1000 presos recebem certificados de cursos

Geral

Foto – Depen/PR

A Secretaria de Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), viabilizou de janeiro de 2020 a março de 2021 cursos de qualificação profissional para milhares de internos do sistema prisional do Estado. Neste período, mais de três mil presos se inscreveram e 1.074 concluíram os cursos.

Em 2020 cerca de 2,2 mil privados de liberdade escolheram cursos de qualificação nas unidades prisionais, com 861 graduados. De janeiro a março deste ano foram 940 novas incrições e 213 presos concluíram os cursos – os demais, nesse caso, ainda estão cursando. As qualificações profissionais são oferecidas em todos os estabelecimentos prisionais, conforme o número de vagas disponibilizadas pelas instituições parceiras e perfil da unidade.

Mas, devido à pandemia da Covid-19, somente os estabelecimentos penais que possuem telecentros (laboratórios de informática) estão com os cursos profissionalizantes em atividade. Atualmente estão sendo ofertados cursos profissionalizantes em 11 unidades, no modo EaD, nas áreas de administração, idiomas, psicologia e teologia. O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, destacou a importância dos cursos de qualificação profissional para os presos e também a busca de parcerias para a realização de outros no sistema prisional.

- Publicidade -

Segundo o diretor do Depen, Francisco Caricati, o Paraná é um dos estados que mais ofertam estudo no País. Os cursos profissionalizantes ajudam a manter este índice em alta, tendo como foco principal a ressocialização. 

Francisco Beltrão
O diretor da Penitenciária de Francisco Beltrão e coordenador regional do Depen, Marcos Andrade, informou que no município foi oferecido aos dententos o curso de corte e costura. “O sistema prisional se adaptou ao trabalho de corte e costura nas unidades do Paraná. Tudo que é bem feito abre espaço para novas demandas e quem sabe novos cursos no futuro.” Segundo ele, no município foi montada uma sala toda equipada para ministrar o curso.

“Agora, os próprios presos podem confeccionar os uniformes que são usados na unidade. Vamos atender todas as regionais na questão do uniforme, calça, camisa, blusa. A ideia é padronizar no Sudoeste inteiro com uniforme do Depen.” Nesta primeira etapa foram capacitados 20 presos que já estão trabalhando. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques