Mesmo sendo do mesmo autor e do mesmo local, cada foto e cada dia é diferente. Sessão do Jornal de Beltrão já tem fotos da região, do Brasil e de outros países.

Dia 22 de janeiro o Jornal de Beltrão on-line iniciou a seção “Fotografou o sol? Publique aqui”, com uma selfie da Carine Prolo Cavanhari. Nesses quatro meses foram publicadas fotos da região, do Brasil e do mundo.
Dia 21 de maio, com uma foto do Itacir Secco, de São Jorge D’Oeste, a sessão chegou à foto número 100. E o show de imagens continua diariamente. Paralelo ao sol foram publicadas também fotos da lua, mas esta teve menos publicações, somente seis até ontem. É que o sol tem todo dia, a lua não.
Foram muitos os fotógrafos que se revelaram. E muitos os que amam a arte de fotografar. O mais assíduo, neste período, foi o engenheiro agrônomo Itacir José Secco, de São Jorge D’Oeste.
Sua sessão de fotos é diária. E suas fotos não se repetem. A cada dia ele encontra um novo motivo, ligando o sol com a paisagem de um vale, com árvores, com arbustos, com animais e até com um palanque de cerca.
Qual o segredo para produzir boas fotos do sol?
Quem responde é o próprio Itacir Secco: “Na verdade sou um aprendiz de fotógrafo, um amador que faz uso do instinto na hora de captar a imagem mais bela do momento, sob diversos ângulos, altura e distância. Não conheço nenhuma técnica de fotografia. Uso muito a imaginação, sensibilidade e a persistência. Você não tem que ter pressa. Ficar aguardando pacientemente, como um caçador, as mudanças do cenário no horizonte. O tempo vai passando e a transformação acontece. Aí você se concentra como se fosse atirar na sua presa e flash, flash, flash… e a mágica acontece. Fim do dia, você vai embora satisfeito, com missão comprida de ter captado belas imagens. Não uso nenhuma técnica para fotografar. Tudo experimentação e imaginação. Quando o céu não tem nuvens, aí a criação e instinto entram em ação.Faço busca na Internet a respeito de como melhorar a qualidade da imagem e corrigir possíveis defeitos quando fazemos fotos frontal, em pleno sol para evitar manchas vermelhas ou pontos verdes, azuis, amarelos na imagem. Aí inclina-se o smartphone para cima, para baixo, para o lado ou para frente, de forma que a mancha desapareça da tela.”
Como publicar sua foto?
Esta seção é gratuita, de ambos os lados. Não dá prêmios (quem sabe, um dia, alguém quer patrocinar?), nem cobra para publicar. Basta enviar sua foto para o WhatsApp 046 98803-2064. Depois é só entrar no Jornal de Beltrão e, em “busca”, escrever “fotografou o sol” que vem um show de imagens.


