A aviação executiva em Francisco Beltrão está em alta.
A aviação executiva em Francisco Beltrão está em alta. Nos últimos dois anos e meio, a administração municipal vem incentivando empresários locais e de fora para que invistam na aquisição de aviões e construam hangares no Aeroporto Paulo Abdala. Um novo avião – Beechcraft Corporation King Air – deveria chegar na noite de ontem ou chegará hoje. A aeronave foi comprada por um grupo de empresas locais.
[relacionadas]
Com este, serão três King Air de empresas de Beltrão e região sediados no Aeroporto de Beltrão. Assim, serão cerca de 13 aviões de diversos portes decolando ou aterrissando praticamente toda semana em Beltrão. Por mês, a média de 200 procedimentos – pousos e decolagens – para diversos tipos de serviços: aeromédico, aviação corporativa, chegada ou partida de autoridades políticas, entre outros.
Conforme o Wikipédia, “o King Air é uma família de bimotores de pequeno porte e alta performance para uso executivo, com motorização turboélice e cabine pressurizada, com capacidade para transportar confortavelmente quatro ou cinco passageiros em viagens interestaduais (rotas domésticas). Estas aeronaves são fabricadas nos EUA pela Beechcraft Corporation”.
Recentemente foram construídos dois novos hangares para abrigar os novos aviões da Cresol, da Associação Aeronáutica Sudoeste e da CISS Informática, que ficam no Aeroporto. Na semana passada, uma empreiteira pavimentou com asfalto o pátio em frente aos hangares e a taxiway – área de circulação dos aviões – entre os hangares e a pista de pousos e decolagens.