
Foto: Marcos Staskoviak/Gente do Sul
O Sebrae ensina que “a marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela é reconhecida no mercado. Portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado. Por isso, a definição do posicionamento do negócio e de suas vantagens sobre a concorrência são fatores essenciais para repensar uma marca ou criá-la”.
Marcas podem ser de pessoas jurídicas ou físicas. Neste segundo caso, não há como os pais, ao escolherem o nome de seu filho, saberem que posição ou influência ele exercerá no mercado ou na sociedade. A criação da marca, portanto, embora muito importante, nem sempre é decisiva. O que mais vale é fazê-la persistir.
Sabe-se de marcas que foram cuidadosamente elaboradas, nas letras utilizadas, no slogan, na programação de criação, estruturação e início de atividades, marcas cujos diretores tiveram o cuidado de estudar até a disposição das salas no estabelecimento, que seguiram, enfim, todo um planejamento, mas que fecharam as portas em pouco tempo. Outras, ao contrário, foram iniciadas estilo Sadia – Atílio Fontana contava que ele juntou as letras S e A de Sociedade Anônima e o final do nome de sua cidade, ConcórDIA, e saiu a marca de sucesso – e deram certo.
Na 27ª edição dos Destaques do Ano em Francisco Beltrão foi possível observar marcas que estiveram presentes nos últimos 20 anos. Duas décadas porque, embora iniciadas em 1990, nas primeiras sete edições as homenagens se restringiam aos destaques apontados pela comunidade. Foi a partir de 1997 que houve, através da pesquisa popular, homenagens para todos os setores em que há concorrência.
De 1997 a 2016, são vinte edições. E 21 marcas que estavam em 1997 apareceram entre os Destaques de 2016 (veja quadro).
Vale ressaltar que há outras marcas que já existiam naquela época e que não apareceram por pelo menos três motivos. Um, que nem todos os setores foram pesquisados em 1997. Outro, que o destaque daquele ano foi desbancado, anos depois, por uma marca que manda no mercado até hoje. E o terceiro, que a marca que domina hoje o mercado surgiu depois de 1997.
A finalidade aqui não é dizer o que está certo ou errado na criação e manutenção de marcas; apenas registramos as que permaneceram. O Destaques do Ano continua com seu propósito de reconhecer o mérito de quem mais agradou ao público consumidor do município no ano da premiação.
20 anos em destaque
Nomes (marcas) presentes nos Destaques de 1997 e 2016. Em 19 anos, são 20 edições.
– Atrevida Moda Íntima
– Belmar Louças
– Churrascaria Marabá
– Livraria Fonte Nova
– Maqgill
– O Boticário
– Revesul
– Tic Tac
– Grafisul
– Marel
– Colégio Glória
– Odontólogo Luiz Furlan
– Rádio Educadora
– Senac
– Sonata Escola de Música
– Colégio Mário de Andrade
– Raffer
– Cresol
– Free Sport
-Acefb
– CDL