Prefeito anunciou cinco nomes do primeiro escalão.
.jpg)
O prefeito Marciano Vottri, que foi diretor do Departamento Municipal de Agricultura por dez anos, agora tem a oportunidade de comandar a Prefeitura de Vitorino pelos próximos quatro anos. Marciano quer fazer um modelo de gestão diferente.
Em entrevista ao JdeB, ele falou de mudanças no sistema de gestão pública e dos novos secretários municipais. Sobre o início do mandato, o prefeito afirma que “está sendo marcado pelo começo da entrega do que foi prometido no nosso projeto de governo, principalmente de adaptações, mudanças e ajustes de equipes, pessoas, secretariado, processos, procedimentos. É a proposição do nosso novo modelo de gestão, que a proposta foi, de fato, a ruptura com o modelo mais tradicional, mais conservador e a apresentação de uma nova ideologia, um novo pensamento na gestão pública. Acredito que iniciamos bem, estamos ainda finalizando os ajustes nos secretariados, embora já trabalhando no viés de busca de recursos, de análise e planejamento da gestão”.
Marciano Vottri fez algumas mudanças no primeiro escalão. Durante a campanha eleitoral de 2020, ele teve apoio do então prefeito Juarez Votri (2013-2020). Na Secretaria de Educação, Marciano nomeou o professor Valmir Martinelo, que tem experiência de 25 anos, na rede estadual de ensino, e foi diretor do Colégio Estadual de Vitorino.
“É uma pessoa extremamente capacitada, técnica, habilitada e, principalmente, nos passa muita segurança pra assumir o sistema de educação, que é uma das prioridades da nossa gestão”, afirmou o prefeito.
Na Secretaria Municipal de Saúde, assumiu a chefia Vilson Forgiarini, que já esteve à frente do setor por oito anos. “É uma pessoa que tá alinhada com a saúde pública municipal e, além disso, assumiu agora a presidência do Cresems (Conselho Regional de Secretários de Saúde do Sudoeste). Também nos traz muita segurança e, principalmente, uma formação na linha de trabalho tão delicada como é a saúde pública dos municípios”, analisou Marciano.
Na Secretaria Municipal de Assistência Social assumiu Fernanda Tomassoni, assistente social, do quadro municipal há mais de nove anos. Marciano destacou que ela “vai, com certeza, aplicar todo seu conhecimento, toda a sua história e experiência em relação ao nosso município, alinhado com nosso projeto de governo”. Na Secretaria de Administração, continua Jhonatan Klein. Conforme diz o prefeito, a escolha ocorreu “pelo bom trabalho na gestão anterior, a experiência, a capacidade, a habilidade que ele adquiriu nos últimos anos no nosso município”.
[relacionadas]
Agricultura
Fernando Fávero, que há 12 anos integra o quadro de servidores da Prefeitura de Vitorino, assumiu como secretário municipal de Agricultura. “Conhece cada detalhe desse setor tão importante pra economia da nossa cidade; nosso município tem uma produção de leite de mais 25 milhões de litros por ano; [e na Agricultura] cultivamos mais de 18 mil hectares de soja nessa última safra”, lembrou Marciano.
O prefeito salientou que, quando estava à frente do setor, foram concluídos cerca de 20 km de asfalto no campo.Neste mês, Marciano Vottri vai nomear o novo secretário municipal de Indústria e Comércio. “Está bem alinhado com o nosso projeto de crescimento e um dos maiores focos do nosso município é [aproveitar] a localização geográfica; considero que estamos aqui num corredor [rodoviário] muito grande, no entroncamento com Santa Catarina e do lado de uma rodovia, que é a PR-280, que tem um fluxo diário muito grande de veículos e, sem dúvida, o grande desafio da nossa indústria e comércio será explorar essa localização a favor do nosso desenvolvimento.”