Dr. Badwan Abdel Jaber, cirurgião e endoscopista, esclarece algumas questões.

Qual a importância da campanha Março Azul? “Pelo grande potencial de rastreamento do câncer colorretal, as sociedades médicas vêm se mobilizando para implantar esse programa”, explica dr. Badwan Abdel Jaber, cirurgião e endoscopista. Março Azul é o mês de conscientização e prevenção do câncer colorretal, a nível internacional.
“Até o ano de 2020, no Brasil, escolhíamos o mês de setembro para isso (setembro verde). Em 2021, as sociedades brasileiras de coloproctologia e de endoscopia digestiva resolveram se unificar com a campanha mundial sobre o câncer colorretal, elegendo o Março Azul.” Como membro titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e com pós-graduação em Coloproctologia pelo Hospital Sirio-Libanes, referência nacional em câncer colorretal, dr. Badwan tem participado de congressos na área desde 2013.
“Pela ausência de programas governamentais bem definidos, temos debatido sobre a implementação de campanhas de rastreamento do câncer colorretal através de iniciativas privadas mesmo. Nessa ocasião, iniciamos campanhas e orientações pela mídia e comunicações diretas aos gestores de saúde regionais alertando e chamando a atenção para o rastreamento.”
Ele destaca que, com essas iniciativas e o aperfeiçoamento das técnicas endoscópicas, tem-se ressecado lesões ainda em fases muito iniciais, quando não há sintomas, por via endoscópica, evitando que o paciente se submeta a uma cirurgia grande com riscos maiores. Confira a entrevista.
JdeB – O câncer colorretal tem detecção precoce?
Dr. Badwan Abdel Jaber: De todos os tumores viscerais, o câncer colorretal é o que tem as maiores chances de cura quando detectado de forma precoce. Sabemos que mais de 85% dos casos de câncer colorretal são provenientes de pólipos (pequenas “verrugas”) que crescem no intestino grosso e reto até virarem câncer propriamente dito. Essa sequência pólipo-câncer leva de 7 a 8 anos para se desenvolver. Portanto, se eliminarmos os pólipos nessa fase estaremos evitando a progressão desta sequência.
[relacionadas]
O que é rastreamento na Medicina?
Rastreamento significa procurar uma patologia em uma população assintomática. Quando rastreamos o câncer colorretal estamos procurando tumor em paciente sem sintomas, em que a probabilidade de encontrar uma lesão ainda na fase pré-maligna ou em estágio inicial é maior, aumentando significativamente as chances de cura. Isso se traduz em melhores resultados e menos custos.
Como é desenvolvido o rastreamento das pesssoas?
O rastreamento do câncer colorretal, a nível populacional, deveria ser realizado em todas as pessoas acima dos 45 anos (até 2018 o ponto de corte era aos 50 anos), sem fatores de risco adicional, como história familiar de câncer colorretal ou doenças inflamatórias do intestino (nestes casos iniciamos antes). No Brasil, usamos o sangue oculto nas fezes e a colonoscopia para esse rastreamento.