
em frente a uma escola, em Zhuhai, na China.
Entre os dias 1º e 6 de dezembro, Marilene Perin Bandeira, primeira-dama de Marmeleiro e presidente da APMI (Associação de Proteção à Maternidade e Infância), esteve em Zhuhai, na China, participando do World Family Summit +10, que teve como tema “Famílias em equilíbrio, construindo o futuro que queremos”.
Marilene, que viajou a convite da Unapmif (União Nacional das Associações de Proteção à Maternidade, Infância e Família), sendo a única representante do Sudoeste na comitiva brasileira, disse estar orgulhosa por participar. Na ocasião, foram discutidas as metas para 2015; celebrou-se as conquistas dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio); houve desenvolvimento da agenda e das metas de sustentabilidade e celebrou-se o 20º aniversário do Ano Internacional da Família.
“A escola instrui, mas é o seio da família que forma e educa uma criança, por isso que se trabalha muito a família como um todo. É a família que fará um mundo melhor. É um trabalho de formiguinha, cada um fazendo sua parte, instruindo, dando cursos, por exemplo, para fortalecer a família”, explica Marilene.
O encontro envolveu em torno de 300 participantes do mundo todo e contou com intérpretes em cinco línguas, árabe, inglês, português, francês e alemão. “Cada país explana o que está pondo em prática e o que está funcionando. O mundo valoriza as ONGs (Organizações Não-Governamentais), por ser um trabalho mais global, pois apenas os programas do governo não são suficientes”, afirma.
Durante o evento, discutiu-se que, para incluir as famílias nos processos de desenvolvimento, os governos devem adotar medidas para fortalece-las, como garantir renda e segurança social básica; além de melhorar as oportunidades de educação e formação; aumentar o acesso a serviços de saúde; identificar famílias vulneráveis; capacitar a família, apoiando seus cuidados; reforçar a solidariedade familiar; e promover a investigação e o recolhimento de dados relevantes para a política.
Encontro anual
O evento é anual e ainda não está definida qual será a sede da próxima edição, em 2015. Marilene participa desde o 7º encontro, que aconteceu em Dubai, Emirados Árabes, em 2011. Esteve também no encontro realizado em 2012, em Foz do Iguaçu. Em 2013, aconteceu em Berlim, na Alemanha, mas não pôde participar, embora tenha sido convidada.
Conhecendo a China
Todos os dias, ao final das conferências, o próprio governo chinês proporcionava a visitação a projetos sociais, como locais de atendimento a idosos e de retirada de crianças das ruas, e também mostrava os principais pontos turísticos.
Segundo Marilene, o grupo visitou a maior fábrica de seda da China, assistiu a um show de ópera chinesa, presenciou a arte circense de Pequim, visitou um dos maiores aquários do mundo e conheceu a cidade, incluindo os mercados, costumes e alimentação.