
A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP) durante fiscalização do tráfego aquaviário lacrou, no sábado, 11, a balsa de travessia “Marcelino Ramos II”, no Rio Iguaçu, em Sulina. A balsa “Marcelino Ramos II” foi impedida de operar por questões de segurança da navegação e fazia a ligação de Sulina com o município de Rio Bonito do Iguaçu.
A fiscalização na embarcação aconteceu após denúncia de que a balsa estaria em operação em condições precárias. Na Inspeção Naval, não foi encontrado nenhum representante da balsa “Marcelino Ramos II” no local. Populares informaram que a balsa estava inoperante desde o início janeiro de 2017. Como a balsa permanece na água e estava sem equipamentos de segurança e de salvatagem, a embarcação foi lacrada para que não haja navegação sem que todas as condições de operação e segurança sejam atendidas. No dia 8, a Marinha tinha lacrado a balsa “Antonelo”, que fazia a travessia do Rio Chopim, entre os municípios de Verê e São João.
A inspeção naval da Marinha do Brasil tem como principais propósitos zelar pela segurança da navegação, salvaguardar a vida humana e evitar a poluição das águas jurisdicionais brasileiras. As suspeitas de irregularidades devem ser comunicadas à Capitania Fluvial do Rio Paraná pelo telefone (45) 3523-2332 ou pelo e-mail cfrp.secom@marinha.mil.br.