24.7 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Mariópolis vai promover ações de preservação ambiental no Rio Pato Branco

Mariópolis vai promover ações de preservação ambiental no Rio Pato Branco

A iniciativa da Prefeitura de Mariópolis reuniu lideranças e autoridades da microrregião para elaborar uma agenda comum de ações ambientais no Rio Pato Branco.

A Prefeitura de Mariópolis quer promover ações de preservação ambiental no Rio Pato Branco. Para iniciar o debate sobre ações de proteção ao manancial que abastece a cidade de Pato Branco, e percorre com 80% de seu leito no município de Mariópolis, foi feita uma reunião com lideranças e autoridades para iniciar o debate em torno de uma agenda comum de ações para proteger o rio.

O encontro contou com a participação de autoridades ambientais da microrregião, e com ex-secretários de agricultura do próprio município que já atuaram em ações ambientais no rio em gestões anteriores. A chefe do IAT (Instituto de Terras e Água), Flavia Ostapiv, que participou do encontro, lembrou que a proteção do rio é uma obrigação do Estado, mas uma obrigação de todos.

“As ações de preservação do Rio Pato Branco devem ser uma preocupação de todos na nossa microrregião, porque sua importância transcende as fronteiras do município de Mariópolis”, disse. A secretária do Meio Ambiente de Pato Branco, Keli Stark, destacou que o manancial é também um tema de relevante interesse para Pato Branco, e uma reponsabilidade não apenas de Mariópolis, mas da microrregião em que está inserido.

- Publicidade -

Pauta do dia
O engenheiro agrônomo Marco Aurelio Stefani atua na Emater, agora IDR, desde os anos 1980, e acompanha a história do rio desde então. “O Rio Pato Branco precisa entrar na pauta da microrregião quando falamos em ações ambientais, porque seu manancial tem influência direta no comportamento dos recursos hídricos de todos os municípios da microrregião”, defendeu.

O Prefeito de Mariópolis, Mário Paulek (PL), disse que este é apenas o início de um longo debate, que na verdade deve fazer parte da agenda permanente de ações ambientais da microrregião. “Mariópolis tem consciência de sua importância, já que esse manancial percorre na maior parte de seu leito dentro do município, e sua cabeceira com as nascentes está 100% dentro do território mariopolitano”, afirmou o prefeito. Agora deverá ser elaborada uma agenda de eventos e ações ambientais para o Rio Pato Branco, com iniciativas em diversas áreas.

Imprensa com papel importante
A TV Sudoeste sempre manteve um olhar especial sobre o rio, através de suas reportagens falando da importância do manancial para Pato Branco e microrregião. Em 2005 promoveu a expedição Rio Pato Branco, da Nascente à Foz, percorrendo os 54 quilômetros do rio. A iniciativa contou com um grupo multiprofissional em canoas, registrando, através de uma série de reportagens do jornalista Beto Rossatti, as condições da mata ciliar e qualidade da água.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques