19.5 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 19 de junho de 2025

Edição 8.229

20/06/2025

Médico alerta que joelho requer cuidado especial na gravidez

Médico alerta que joelho requer cuidado especial na gravidez


Das assessorias
A gestação representa um período em que a mulher requer cuidados especiais. O que muitos não sabem é que as condições do joelho fazem parte desses cuidados.
O ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, da Clínica Reichmann de Ortopedia e Fraturas, explica que o aumento de peso e a mudança do centro de gravidade pelo crescimento uterino provocam aumento de carga sobre os joelhos da gestante. Isso pode causar de dor, se a condição da articulação e da musculatura não estiver boa.
As lesões de cartilagens, artrites e sinovites sempre devem ser tratadas, preservando-se os músculos em bom estado com exercícios para alongamento e fortalecimento.
O sobrepeso causado pela gravidez compromete essa articulação se houver flacidez e ou encurtamento muscular dos ísquios tibiais e da musculatura da coxa.
Quando os músculos estão fracos, a descarga de peso se faz direto na articulação e não nos músculos que deveriam funcionar como amortecedores externos das forças e dos impactos provocados pela marcha.

Exercícios e esforço físico, o que uma gestante pode fazer?

Reichamnn expõem que exercícios de alongamento e fortalecimento de coxa são bons para os joelhos de gestantes. Salienta que deve existir um equilíbrio entre força e alongamento. A musculação com aparelhos deve ser evitada, já que o centro de gravidade está alterado, assim como o volume abdominal. Ginástica localizada para o fortalecimento muscular também é aconselhável e pode-se utilizar borrachas ou pequenos pesos. A hidroginástica é uma boa opção de exercício.
O ortopedista enfatiza que a gestante não pode fazer exercícios de alto impacto e musculação com aparelhos, pois naturalmente já existe uma sobrecarga pelo aumento do peso corporal e alteração do centro de gravidade.
Alterações funcionais e fisiológica ao nível do joelho na gravidez são raros, mas pode ocorrer uma frouxidão nos ligamentos associadas à alterações hormonais, mas esse quadro é pouco significativo. O médico ressalta que o mais importante é manter um bom tonus muscular que pode ser trabalhado com exercícios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques