6.7 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Meio século de Móveis Dummel em Francisco Beltrão

Tendo como marca o cuidado na durabilidade e na qualidade de seus móveis, empresa pioneira completa 50 anos em 2019.

Neste ano, uma das pioneiras do ramo moveleiro em todo a região completa 50 anos de história. É a Móveis Dummel, empresa fundada por José Arno Dummel (24-10-1936 a 1º-6-2011), gaúcho natural de Carazinho, que chegou em Francisco Beltrão no dia 1º de abril de 1969, com sua esposa, Nerci Elza Dummel, e dois filhos, Ivan, de 6 anos, e Ivanor, de 4. Em uma entrevista para o Jornal de Beltrão em 2006, seu José até brincou com a data inusitada de sua chegada: “Minha intenção não era chegar no dia 1º de abril, mas não teve jeito”.

Quando chegaram na cidade, já estava tudo pronto para a Fábrica de Móveis Dummel Ltda. Isso porque seu Arno já tinha viajado para Beltrão outras duas vezes, para negociar a compra do terreno para a instalação da indústria pioneira.

Depois disso, nos 50 anos que se passaram, a indústria se estabeleceu. Passou por desafios e por muitas conquistas, e a própria família cresceu – a terceira filha do casal, Ivanise, nasceu em Francisco Beltrão. “Desde que cheguei aqui, minha profissão me rendeu muitas dificuldades, amizades e histórias para contar”, relatou seu Arno, em 2006.

- Publicidade -

Cinquenta anos de mudanças, mas mantendo o principal
Muito mudou com o tempo. Hoje seu Arno é falecido e quem cuida da empresa – como uma herança de patrimônio, mas também de histórias e conquistas – é a família toda. E a própria empresa mudou e se expandiu. A Móveis Dummel atende todo o Estado, é especializada em ambientes planejados e conta com maquinário de ponta e um showroom próprio, para melhor atender os clientes. O que não mudou é o nome Dummel ser sinônimo de durabilidade e qualidade, zelando sempre pelo bom atendimento.

Em 2006, seu Arno contava que no início foi muito difícil para se instalar e conquistar a confiança dos clientes. “A gente não conhecia ninguém, então ficava complicado de as pessoas confiarem em nosso trabalho”. Isso mudou conforme a família trabalhava e mostrava cuidado e competência – o que conquistou a clientela e se tornou símbolo da marca.

“Hoje a gente vai em um cliente e encontramos lá um guarda-roupa nosso que ele tem há 30 anos” – comenta José Guilherme Paludo, neto de seu Arno e filho de Ivanise Dummel Paludo, para provar o cuidado com a qualidade e com a durabilidade que sempre foram essenciais para a Móveis Dummel nesses 50 anos de história.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques