Meirelles repete discurso otimista sobre crescimento
(AF) – O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reiterou ontem seu discurso otimista sobre o crescimento da economia brasileira. No entanto, não comentou as recentes reportagens sobre supostas movimentações financeiras irregulares, alegando compromissos em Brasília.
Segundo Meirelles, o país está ??caminhando na direção correta??. Ele citou o crescimento da produção industrial, a recuperação das vendas no varejo, o aumento do crédito, da massa salarial e o crescimento do emprego formal.
??As vendas industriais têm crescido em uma velocidade superior à produção??, disse Meirelles, durante palestra do Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças), em São Paulo.
Disse também que ??a produção industrial está no pico histórico e crescendo??. Ele destacou que o crescimento da produção do setor foi de 6,1% entre janeiro e maio deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Em sua visão, esses dados atestam ??que a retomada [econômica] do ano passado foi a mais rápida e vigorosa?? dos últimos anos.
Ainda de acordo com Meirelles, as vendas no varejo subiram por conta da redução da taxa real de juros no último ano, indicando a importância da ??expansão do crédito como produto da flexibilização da política monetária??.
Sobre o setor externo, o presidente do BC disse que o país registra superávit em conta corrente mesmo com a economia em crescimento [entradas e saídas de dinheiro do país e principal indicador da vulnerabilidade externa do país] e que os superávit comerciais ocorrem mesmo com o aumento das importações.
Esse cenário, explicou Meirelles, mostra a ??maior previsibilidade da economia brasileira??, dando ao exportador capacidade de planejamento.