Mel na prevenção de alergias
A idéia que o mel pode prevenir alergias está baseada no conceito da imunoterapia. Ela consiste em dar uma pequena quantidade de algo que somos alérgicos, o que o torna menos sensível aquilo. Com o tempo e com doses maiores, o corpo constrói uma imunidade ao alérgeno. Essa é a mesma idéia por trás das injeções de alergia. Algumas pessoas acreditam que consumir mel local pode trabalhar da mesma forma porque contém pólen. Um problema com essa teoria é que não há como saber exatamente o que tem nesse mel. Com a imunoterapia o alérgeno exato é isolado.
O pólen vem das sementes, árvores e grama e é a principal causa de alergias sazonais. O vento geralmente retira a poeira amarela das plantas e joga no ar. Abelhas, as quais fazem o mel, tendem a pegar o pólen de flores coloridas. O pólen dessas flores raramente causa alergias. Por isso mesmo se o mel local conter pólen, provavelmente não será ele o causador dos sintomas de alergias.
Quando pessoas falam em consumir mel para prevenir alergias, elas não querem dizer o tipo de mel que vende no supermercado. É normalmente aquele mel local sem ser processado. E este pode ter substâncias inadequadas nele como partes de abelha, esporos de mofo e bactéria. Essas coisas são geralmente removidas durante o processamento comercial. Apesar do mel local não ser a cura para as alergias, pesquisas mostram que o mel processado pode ajudar com outros sintomas. Como por exemplo, ele é um remédio eficaz para tosse provavelmente devido à presença de antioxidantes que ajudam no combate aos vírus.
Referência
http://www.webmd.com/allergies/features/does-honey-help-prevent-allergies?ecd=wnl_aaa_092117_REMAIL&ctr=wnl-aaa-092117-REMAIL_nsl-ld-stry_1&mb=voAu2w9N73u3p993LPWFqRXFE73IOX1c0OaTzBd4F8E%3d