23.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 27 de maio de 2025

Edição 8.212

27/05/2025

Mês de dezembro apresentou acréscimo de 240 toneladas de lixo em Beltrão

A previsão é regularizar a coleta hoje; população deve colaborar com a separação do lixo.

Edivaldo Karczewski, presidente da Marcop, e Edimar Estadler, coordenador da coleta de lixo, na sede da Marcop, que fica no Bairro Luther King.

As festas de final de ano estão entre os principais motivos para alteração na coleta de lixo reciclável em Francisco Beltrão. Isso porque o trabalho que deveria ser feito na sexta-feira, por causa dos feriados de Natal e Ano Novo, teve de ser feito no sábado, o que alterou a rotina de moradores de bairros como Industrial e São Cristóvão.

Edivaldo Karczewski, presidente da Marcop (Marrecas Cooperativa de Produtos Reciclados), afirma que o serviço deve normalizar ainda hoje. Ele destaca a necessidade de as pessoas se conscientizarem sobre a separação correta do lixo, evitando a contaminação com produtos orgânicos. “Cerca de 30% do material coletado é contaminado, sendo comum encontrar papel higiênico, fraldas, roupas, calçados e materiais de construção.”

Atenção também para o acondicionamento ideal. “No caso de vidro, por exemplo, deve-se colocar numa caixa isolada ou bolsa de ráfia amarrada, para não ficar solto no caminhão. Se for quebrado, o indicado é colocar numa garrafa pet e não envolver em jornal, porque pode furar, já que não fica bem isolado”, explica Edimar Estadler, coordenador da coleta de lixo.

- Publicidade -

Segundo Edivaldo, é necessário um apoio maior da administração municipal, diante dos gastos com manutenção dos caminhões, óleo diesel e os salários e encargos sociais dos 30 funcionários. Pelo menos seis funcionários pediram a conta em dezembro para não trabalhar nos feriados, mas esta semana o quadro deve ser normalizado. Além disso, a Prefeitura de Beltrão só disponibilizou quatro caminhões para a cooperativa e seria necessário pelo menos mais um, e ainda aumentar o número de funcionários.

Adriano Roberto David, secretário de Meio Ambiente de Beltrão, concedeu entrevista ao JdeB sobre a coleta do lixo. Confira:

JdeB – Por que está ocorrendo o atraso na coleta de lixo?
Adriano Roberto David: Em dezembro, tipicamente em nosso município, a geração de resíduos sólidos domiciliares aumenta numa expectativa de 15 a 20% em relação aos outros meses, logo, estamos falando de um acréscimo de 240 toneladas nesse mês. Entre as razões estão as datas comemorativas de Natal e Ano Novo, que impulsionam o alto consumo de produtos de gêneros alimentícios, seja em supermercados, bares e restaurantes, ou pelo comércio, com seus horários estendidos para atender o grande número de visitantes em nossa cidade em função de compras e visitas à decoração de Natal.

Isso acaba por gerar uma população flutuante bastante significativa na cidade, evento semelhante ao que acontece nas praias nos meses de janeiro e fevereiro, exigindo máxima capacidade de fornecimento de água potável e tratamento de esgoto, por exemplo. Esse volume adicional gerado leva aproximadamente até o dia 10 de janeiro para sair das residências e chegar até a rua para ser coletado.

O que pode ser feito para melhorar?
Francisco Beltrão conta com 26.604 pontos de coletas oficiais no perímetro urbano, isso resulta entre as coletas do lixo reciclável e orgânico em mais de 370.000 coletas mensais; está fora desse número o perímetro rural, que, com suas 82 comunidades distribuídas em 3.800 km de estradas, produz mais de 100 ton./mês.

Os indicadores gerados pelos itens de controle da Secretaria Municipal de Meio Ambiente apontam entre 2017 e 2020 uma média de 87 reclamações por mês entre o total de lixo orgânico e reciclável, o que dá 2,9 reclamações por dia, equivalente a um percentual de 0,0002 % de falha nas coletas, lembrando que esses números são obtidos a partir das reclamações que chegam até a secretaria via ligações ou pelo WhatsApp central (46) 99128 0606, que é o canal para reclamações, denúncias e sugestões, sendo esta a única fonte palpável para avaliar nossos serviços.

 

Houve aumento da quantidade de lixo semanal?
O sucesso da coleta de lixo é obrigatoriamente composto por três veículos, que podem sofrer avarias e necessidade de manutenção durante a jornada de trabalho, ocasionando atrasos na coleta e ausência de pessoal.

No caso da Marcop, segundo o presidente, oito cooperados se demitiram por não concordarem em trabalhar nos sábados do dia 26 de dezembro e do dia 2 de janeiro, desfalcando assim as equipes e, principalmente, a população.

A coleta do material reciclável nos bairros é feita uma vez por semana, no caso dos dois feriados prolongados, a coleta da sexta foi feita no sábado, houve inúmeros pontos em que o material estava pro lado de dentro do terreno e não havia ninguém em casa, não sendo possível recolher.

Somado a isso vem a principal dificuldade da coleta: a má separação e acondicionamento obrigatório do material pelos munícipes, gerando graves perdas de materiais recicláveis por contaminação com orgânico e alto tempo de perda no trajeto do caminhão por estar mal acondicionado.

 

Como a população pode contribuir para melhorar a coleta de lixo?
Além do serviço da coleta do orgânico e reciclável, que dá uma média de 14 coletas mensais, a secretaria oferece ainda o serviço de recolhimento de móveis volumosos através do WhatsApp (46) 99128 0606 e o recebimento de eletroeletrônicos na própria secretaria, nas unidades do Poupa Tempo dos bairros São Miguel e Pinheirinho, Eletrônica Vídeo Som, IGS Informática e Eletrônica Tabajara, não havendo assim justificativas para descarte irregular em calçadas, lotes baldios ou em estradas rurais.

A responsabilidade e obrigatoriedade é de todos, o poder público nunca será capaz de desempenhar um serviço eficiente sem a colaboração da população.

[relacionadas]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques