A previsão é regularizar a coleta hoje; população deve colaborar com a separação do lixo.

As festas de final de ano estão entre os principais motivos para alteração na coleta de lixo reciclável em Francisco Beltrão. Isso porque o trabalho que deveria ser feito na sexta-feira, por causa dos feriados de Natal e Ano Novo, teve de ser feito no sábado, o que alterou a rotina de moradores de bairros como Industrial e São Cristóvão.
Edivaldo Karczewski, presidente da Marcop (Marrecas Cooperativa de Produtos Reciclados), afirma que o serviço deve normalizar ainda hoje. Ele destaca a necessidade de as pessoas se conscientizarem sobre a separação correta do lixo, evitando a contaminação com produtos orgânicos. “Cerca de 30% do material coletado é contaminado, sendo comum encontrar papel higiênico, fraldas, roupas, calçados e materiais de construção.”
Atenção também para o acondicionamento ideal. “No caso de vidro, por exemplo, deve-se colocar numa caixa isolada ou bolsa de ráfia amarrada, para não ficar solto no caminhão. Se for quebrado, o indicado é colocar numa garrafa pet e não envolver em jornal, porque pode furar, já que não fica bem isolado”, explica Edimar Estadler, coordenador da coleta de lixo.
Segundo Edivaldo, é necessário um apoio maior da administração municipal, diante dos gastos com manutenção dos caminhões, óleo diesel e os salários e encargos sociais dos 30 funcionários. Pelo menos seis funcionários pediram a conta em dezembro para não trabalhar nos feriados, mas esta semana o quadro deve ser normalizado. Além disso, a Prefeitura de Beltrão só disponibilizou quatro caminhões para a cooperativa e seria necessário pelo menos mais um, e ainda aumentar o número de funcionários.
Adriano Roberto David, secretário de Meio Ambiente de Beltrão, concedeu entrevista ao JdeB sobre a coleta do lixo. Confira:
JdeB – Por que está ocorrendo o atraso na coleta de lixo?
Adriano Roberto David: Em dezembro, tipicamente em nosso município, a geração de resíduos sólidos domiciliares aumenta numa expectativa de 15 a 20% em relação aos outros meses, logo, estamos falando de um acréscimo de 240 toneladas nesse mês. Entre as razões estão as datas comemorativas de Natal e Ano Novo, que impulsionam o alto consumo de produtos de gêneros alimentícios, seja em supermercados, bares e restaurantes, ou pelo comércio, com seus horários estendidos para atender o grande número de visitantes em nossa cidade em função de compras e visitas à decoração de Natal.
Isso acaba por gerar uma população flutuante bastante significativa na cidade, evento semelhante ao que acontece nas praias nos meses de janeiro e fevereiro, exigindo máxima capacidade de fornecimento de água potável e tratamento de esgoto, por exemplo. Esse volume adicional gerado leva aproximadamente até o dia 10 de janeiro para sair das residências e chegar até a rua para ser coletado.
O que pode ser feito para melhorar?
Francisco Beltrão conta com 26.604 pontos de coletas oficiais no perímetro urbano, isso resulta entre as coletas do lixo reciclável e orgânico em mais de 370.000 coletas mensais; está fora desse número o perímetro rural, que, com suas 82 comunidades distribuídas em 3.800 km de estradas, produz mais de 100 ton./mês.
Os indicadores gerados pelos itens de controle da Secretaria Municipal de Meio Ambiente apontam entre 2017 e 2020 uma média de 87 reclamações por mês entre o total de lixo orgânico e reciclável, o que dá 2,9 reclamações por dia, equivalente a um percentual de 0,0002 % de falha nas coletas, lembrando que esses números são obtidos a partir das reclamações que chegam até a secretaria via ligações ou pelo WhatsApp central (46) 99128 0606, que é o canal para reclamações, denúncias e sugestões, sendo esta a única fonte palpável para avaliar nossos serviços.
Houve aumento da quantidade de lixo semanal?
O sucesso da coleta de lixo é obrigatoriamente composto por três veículos, que podem sofrer avarias e necessidade de manutenção durante a jornada de trabalho, ocasionando atrasos na coleta e ausência de pessoal.
No caso da Marcop, segundo o presidente, oito cooperados se demitiram por não concordarem em trabalhar nos sábados do dia 26 de dezembro e do dia 2 de janeiro, desfalcando assim as equipes e, principalmente, a população.
A coleta do material reciclável nos bairros é feita uma vez por semana, no caso dos dois feriados prolongados, a coleta da sexta foi feita no sábado, houve inúmeros pontos em que o material estava pro lado de dentro do terreno e não havia ninguém em casa, não sendo possível recolher.
Somado a isso vem a principal dificuldade da coleta: a má separação e acondicionamento obrigatório do material pelos munícipes, gerando graves perdas de materiais recicláveis por contaminação com orgânico e alto tempo de perda no trajeto do caminhão por estar mal acondicionado.
Como a população pode contribuir para melhorar a coleta de lixo?
Além do serviço da coleta do orgânico e reciclável, que dá uma média de 14 coletas mensais, a secretaria oferece ainda o serviço de recolhimento de móveis volumosos através do WhatsApp (46) 99128 0606 e o recebimento de eletroeletrônicos na própria secretaria, nas unidades do Poupa Tempo dos bairros São Miguel e Pinheirinho, Eletrônica Vídeo Som, IGS Informática e Eletrônica Tabajara, não havendo assim justificativas para descarte irregular em calçadas, lotes baldios ou em estradas rurais.
A responsabilidade e obrigatoriedade é de todos, o poder público nunca será capaz de desempenhar um serviço eficiente sem a colaboração da população.
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