O evento tratou do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e do Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Ontem, o Comitê Intersetorial de Saúde Mental de Marmeleiro promoveu o “18 de maio na praça”. O evento é alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, ambos com data oficial no dia 18 deste mês. A abertura aconteceu na prefeitura do município, onde teve a primeira mesa redonda e, na sequência, o público participou de caminhada pela cidade. Mas as atividades seguem até amanhã.
O vice-prefeito José Ivanir Pilatti (PMDB) falou sobre os adolescentes terem bons hábitos para que, assim, sigam o caminho correto. “Ouçam seus pais e professores”, aconselhou Pilatti, frisando sobre os perigos do uso de álcool e outras drogas. “Hoje nós teremos profissionais que trarão informações e exemplos, aproveitem isso e tenham uma vida mais feliz e no caminho correto”, comentou.
A coordenadora do comitê, Priscila Evelyn, esclareceu que este deverá ser somente o primeiro evento para abordar os temas e que o desejo é que o debate se torne uma cultura. “Hoje é o Dia de Luta Antimanicomial e o Caps está aqui para tratar disso, hoje também é o dia de combate à violência contra as crianças, então nós queremos tornar uma cultura a discussão sobre esses temas e não podíamos deixar de marcar essa data”, disse Priscila.
A mesa redonda de ontem contou com as convidadas Franciele Schmitz, chefe da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, e Cláudia Maio Antonelli, psicóloga do Caps AD de Francisco Beltrão. A conversa foi intermediada por Miriam Cristina Benedeti, psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Marmeleiro.
Participaram do evento famílias atendidas pelo Caps I Elo de Vida, pelo Caps AD II Regional e famílias atendidas pelo Cras. Servidores da Saúde e da Educação do município e alunos acompanharam a programação.
Programação de hoje
Às 13h30, acontece palestra com dr. Márcio de Lima, juiz da Comarca de Marmeleiro, e com do dr. Francisco de Carvalho Neto, promotor da Comarca de Marmeleiro, no segundo piso da prefeitura. Na sequência, às 14h15, haverá tenda de informações, exposição e venda dos trabalhos artesanais do Caps I Elo de Vida, Caps AD III Regional, Apae, APMI, Cras e Conselho Tutelar, na praça central. A partir das 15h, acontece oficina de arte circense com alunos da Escola Oficina e apresentação artística com Caps I Elo de Vida e Apae.
Programação de amanhã
Das 14h às 15h30, haverá exposição e venda de trabalhos artesanais do Caps I Elo de Vida. Também, a partir das 14h, terá minipalestras informativas com os idosos, no pavilhão do bairro Passarela.

Em Beltrão, escolas e Cmeis abordam o tema “exploração infantil”
Em Francisco Beltrão, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) trabalham a temática com alunos e pais. De acordo com a coordenadora do Tempo Integral, Valdenice Setti, a Secretaria Municipal de Educação distribuiu, via Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), material informativo.
“O material informativo tem o objetivo de sensibilizar e chamar atenção das crianças para o tema. A secretaria orientou as escolas e Cmeis que seja feito o trabalho também com os pais, ou seja, que a informação também chegue até os pais. Nós estamos mobilizando para que durante esta semana o assunto seja trabalhado”, disse Valdenice.
Creas promove palestra sexta-feira
Sexta-feira, 22, o Creas organiza no centro de eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior palestra com o psicólogo Leonardo Mendonça. O evento inicia às 8h30 e é direcionado para professores, agentes comunitários de saúde e profissionais da Assistência Social.
À tarde, o Creas, em parceria com o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), fará blitz educativa no centro de Beltrão.