Geral

Mesmo sendo um ano atípico para o esporte, devido à pandemia que restringiu muitas das práticas esportivas, a Secretaria de Esporte de Ampere ainda conseguiu expandir sua abrangência, com a formação de novos projetos e participação em várias competições de diferentes modalidades, principalmente no segundo semestre.
Como exemplo disso, pode-se citar o projeto de categorias de base do Ampere Futsal, uma parceria entre a Prefeitura e o time do Ampere Futsal, que começou no meio deste ano, e atualmente já atinge mais de 270 crianças e adolescentes dos 4 aos 20 anos. Mesmo sendo recente, este projeto já levou os atletas até para a participação de competições, como a Copa Lea de categorias de base, que tem nove categorias participantes, entre masculino e feminino, como os Jogos Abertos e da Juventude, do Paraná, que são competições tradicionais do Estado de nível escolar e adulto, e também para as competições proporcionadas pela Aesupar, que é uma associação dos municípios do Sudoeste do Estado.
Escolinha de Xadrez
Outro projeto que também atinge uma grande parte da população infantojuvenil do município é o das escolinhas de Xadrez, que leva esse esporte para todos os alunos interessados. O projeto conta com cerca de 60 participantes, dos seis aos 17 anos. Com base nesse projeto também foi possível realizar um torneio municipal de xadrez, que movimentou pais e alunos em prol do esporte.
Escolinhas em várias modalidades
A Secretaria Municipal de Esporte também trabalha, além das bases, com o apoio ao esporte adulto, com diversas modalidades como o futebol de campo, a bocha, o basquete, o futsal adulto masculino e feminino, auxiliando essas modalidades e apoiando a participação delas em diversas competições, de nível regional e estadual, envolvendo Jogos Abertos do Paraná, Copa Aesupar e Jamsop’s.
Além disso, tem os campeonatos municipais de Futsal, interbairros de futebol e futebol suíço, e os campeonatos de bocha, que neste ano não puderam ser realizados em virtude da pandemia, mas que são muito tradicionais em Ampere.